Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10696
Tipo do documento: Dissertação
Título: O relógio e o vento: conversando com crianças sobre o tempo
Título(s) alternativo(s): The watch and the wind: talking with children about time
Autor: Queiroz, Caroline Trapp de 
Primeiro orientador: Pereira, Rita Marisa Ribes
Primeiro membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Segundo membro da banca: Santos, Núbia de Oliveira
Resumo: Essa dissertação apresenta os percursos de uma pesquisa que teve por objetivo colocar em discussão com crianças o conceito de tempo. Marcada por diversas reformulações, buscou-se, através dela, conhecer que sentidos as crianças criam acerca do tempo no processo de construção e desconstrução do conceito. A ideia para as conversas não foi fornecer uma resposta capaz de dar conta das muitas questões que envolvem esse debate, mas sim compartilhar com as crianças as perguntas a serem feitas no interior desse diálogo. Os encontros foram realizados nas áreas comuns de um condomínio localizado na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, onde essas crianças moram, e também no ambiente online, pela rede social Facebook. Participaram da pesquisa quinze crianças entre 8 e 14 anos de idade. Como metodologia fez-se a opção pelo diálogo, provocado a partir do uso de recursos materiais, como imagens e objetos, e imateriais, como a elaboração de perguntas, de situações hipotéticas e o uso da imaginação para suscitar deslocamentos espaçotemporais. Quanto ao texto da dissertação, em um primeiro momento, discute-se as concepções de infância, a partir da filosofia de Walter Benjamin e dos pressupostos apresentados, dentre outros, por Rita Ribes Pereira, Beatriz Fabiana Olarieta, Lev Vigotski e Solange Jobim e Souza. As questões sobre o tempo são entendidas a partir das teorias de Norbert Elias, Edward Hall, Edward Thompson, Marcos Chiquetto, George Woodcock e também a partir dos filósofos Heráclito, Platão, Aristóteles, Agostinho, Bergson e Walter Benjamin. Em relação às discussões sobre ciências humanas, pesquisa, encontro e metodologia, são basilares as teorias de Mikhail Bakhtin, Rita Ribes Pereira, Nélia Mara Rezende Macedo, Marilia Amorim, Lúcia Rabello de Castro e Walter Benjamin. Por fim, ajudam a dar acabamento ao texto Caetano Veloso, Érico Veríssimo, Rita Ribes Pereira, Walter Benjamin e Mikhail Bakhtin
Abstract: This dissertation presents the paths of one research that had as objective to put in discussion with children the concept of time. Characterized by several reformulations, it sought to know which meanings children create about time in the process of construction and deconstruction of the concept. The idea for the talks was not to provide a response able to report the many questions involved in this debate, but to share with children the questions to be ask within this dialogue. The meetings were held in the common areas of a condominium located in the west zone of the city of Rio de Janeiro, where these children live, and in the online environment, through the social network Facebook. The participants were fifteen children between 8 and 14 years old. As methodology was made the option for the dialogue, provoked from the use of material resources, as images and objects, or immaterial ones, as the elaboration of questions, hypothetical situations and the use of imagination to bring about temporal and spatial shifts. On the text of the dissertation, at first, it discusses the conceptions of childhood from the philosophy of Walter Benjamin and assumptions presented, among others, by Rita Ribes Pereira, Fabiana Beatriz Olarieta, Lev Vygotsky and Solange Jobim e Souza. The questions about time are understood through the theories of Edward Hall, Edward Thompson, Marcos Chiquetto, George Woodcock and also from the philosophers Heraclitus, Plato, Aristotle, Augustine, Bergson and Walter Benjamin. With regard to discussions about human sciences, research, meeting and methodology are essential theories of Mikhail Bakhtin, Rita Ribes Pereira, Nélia Mara Rezende Macedo, Marilia Amorim, Lúcia Rabello de Castro and Walter Benjamin. Finally, help to improve the text Caetano Veloso, Érico Veríssimo, Rita Ribes Pereira, Walter Benjamin and Mikhail Bakhtin
Palavras-chave: Meeting
Childhood
Research with
Time
Encontro
Pesquisa com
Educação
Infância
Tempo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: QUEIROZ, Caroline Trapp de. O relógio e o vento: conversando com crianças sobre o tempo. 2016. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10696
Data de defesa: 25-Fev-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Caroline Trap de Queiroz.pdf2,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.