Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10697
Tipo do documento: Dissertação
Título: Esse filme é livre! : cinema, cibercultura, redes educativas e cultura livre nos cotidianos.
Título(s) alternativo(s): "This film is free!": cinema, cyberculture, educational networks and free culture in daily life
Autor: Protomartire, Beatriz Lorena Ramos Santos 
Primeiro orientador: Alves, Nilda Guimarães
Primeiro membro da banca: Soares, Maria da Conceição Silva
Segundo membro da banca: Fernandes, Adriana Hoffmann
Resumo: É perceptível que os praticantespensantes com suas as práticas inventadas com o cinema nos cotidianos juntamente com artefatos tecnológicos vem modificando e ampliando os usos desse artefato cultural contrariando as concepções de meros espectadores ou receptores . A partir desse contexto de movimentos plurais investiguei alguns usos e redes educativas tecidas nos/dos/com (ALVES) os cotidianos pelos praticantespensantes com cinema na internet tendo com foco principal o compartilhamento de filmes abertos/livres e a criação de um catálogo com achados da pesquisa. A pesquisa foi tramada com os pressupostos redes educativas, praticantespensantes e tessitura de conhecimentossignificações, conceitos desenvolvidos nas pesquisas nos/dos/com os cotidianos (Certeau, Alves, Oliveira). Busquei nesse contexto compreender as invenções dos praticantespensantes dentrofora da internet com os usos do cinema no contexto da cultura livre. A investigação se deu nos espaçostempos online com entrelaçamento de narrativas, memórias, imagens, por meio dos quais abordei alguns dos principais movimentos sociais da cibercultura, a criação de tecnologias e os usos de artefatos culturais/tecnológicos nos cotidianos. Compreendendo como fonte de pesquisa as interfaces de sites e redes sociais nacionais e internacionais que compartilham filmes a moda cultura livre (criados e compartilhados com software livre e hardware livre, licenciados livres/abertos e/ou em domínio público.) Assim apresento como resultado a criação do catálogo Redes cinema livre, constituído pelos achados da pesquisa e compartilhado em redes sociais para usos múltiplos
Abstract: It is noticeable that the practitionersthinkers and the knowledgemeanings they create due to contact with cinema in daily life, within the educational networks they form and on which they are formed, by the uses of a number of technological artifacts, have been changing and expanding the possibilities of cinema, countering the conceptions that they are merely "spectators" or "receivers". From this context of plural movements, I investigated the use of today's cinema on the Internet in many different ways. This study was conducted with the ideas of educational networks, practitionersthinkers and the organization of knowledgemeanings developed in the investigations in/of/with the daily life, based on the thinking of Certeau, Alves and Oliveira, among others. I tried to understand the inventions created by the practitionersthinkers inside and outside of the Internet through uses of cinema within the context of free culture and public policies which result from these daily life movements, the Law nº 12.965/14, known as Brazilian Civil Rights Framework for the Internet. This investigation was developed within online time-spaces together with narratives, memories, pictures etc. through which I addressed some of the main social movements in cyberculture, the creation of technologies and the uses of technological/cultural artifacts in daily life. The source of this research were the website interfaces and the national and international social networks that share films freely as in free culture (films created and shared with free software, free hardware, freely licensed and/or in the public domain). Thus, I present as a result the creation of a catalog called Networks of Free Cinema, composed by the findings of the study and shared on social networks for multiple uses
Palavras-chave: Free culture
Cyberculture
Educational networks
Cinema
Daily life
Cultura livre
Cibercultura
Redes educativas
Cinema
Cotidianos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PROTOMARTIRE, Beatriz Lorena Ramos Santos. Esse filme é livre! : cinema, cibercultura, redes educativas e cultura livre nos cotidianos.. 2015. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10697
Data de defesa: 18-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert _ Beatriz Lorena Protomartire.pdf8,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.