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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10698
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Exclusão Digital em Educação no Brasil: um estudo bibliográfico |
Título(s) alternativo(s): | Digital Divide in Education in Brazil: a bibliographic study |
Autor: | Araujo, Adriane Matos de |
Primeiro orientador: | Mattos, Carmen Lucia Guimarães de |
Primeiro membro da banca: | Puggian, Cleonice |
Segundo membro da banca: | Castro, Paula Almeida de |
Resumo: | A exclusão digital é o objeto de estudo dessa dissertação cujo objetivo geral foi realizar uma revisão bibliográfica sobre este tema a partir de publicações cientificas disponíveis on-line em bancos de dados nacionais no período entre 2003 e 2015. A premissa teórica que orientou a pesquisa busca compreender como se dá, pela mediação das tecnologias digitais, a transformação da sociedade da informação em sociedade do conhecimento no Brasil contemporâneo. O corpus de dados parte de um total de 2.104 documentos e analisa uma seleção de 102 textos com o auxílio de três instrumentos: o software EndNote de gerenciamento bibliográfico, o software ATLAS.ti de análise de conteúdo e os mapas conceituais. As questões que orientam este estudo foram: a) como está o debate sobre exclusão digital nos estudos publicados entre 2003 e 2015, da área da educação e do campo das tecnologias digitais no Brasil? b) como, na perspectiva de autores e textos selecionados, a exclusão digital está relacionada às questões de exclusão social, educacional e cultural no Brasil? e; c) como a desigualdade, a exclusão e a infraestrutura do sistema educacional brasileiro tangenciam a exclusão digital no pais? Para a discussão dos resultados foram articulados os termos Educação e Tecnologias Digitais como chaves para o entendimento dos argumentos utilizados pelos autores de modo a compreender os conceitos e desdobramentos dos mesmos em conexão com os estudos sobre exclusão. Como resultado, as categorias Infraestrutura e Exclusão Digital são desenvolvidas de modo a demonstrar o desafio que se impõe no país no contexto da Educação e das Escolas para a superação da exclusão socioeducacional e digital. O estudo conclui que tecnologias humanas e capital tecnológico digital são condições indissociáveis para que a inclusão digital para todos se torne, mais do que um direito, uma realidade no país |
Abstract: | The digital exclusion is the object of this study. The main objective was to conduct a literature review on this topic from scientific publications, available online, in national databases date from 2003 to 2015. The theoretical premise that guided the research seeks to understand how is, through the mediation of digital technologies, occurred the transformation of an information society into a knowledge society in contemporary Brazil. The data corpus part of a total of 2,104 documents, and analyzes a selection of 102 texts using three instruments: the bibliographic management software EndNote, the ATLAS.ti software of content analysis and the conceptual maps. The questions guiding this study were: a) how is the debate about digital exclusion in the studies published between 2003 and 2015, the field of education and digital technologies in Brazil? b) From the perspective of authors of the selected texts, how is digital divide related to issues of social, educational and cultural exclusion in Brazil? and; c) In what extent the nature of the inequality, exclusion and infrastructure of the Brazilian educational system is a response to the digital divide in the country? To discuss the results of the bibliographic analyses it was articulated as key terms - Education and Digital Technologies to understand the arguments used by the authors their concepts and developments on this issues and its connection with studies on exclusion. As a result, Infrastructure and Digital Exclusion were the categories raised from the analyses, which permit to demonstrate the challenge that is posed to the country in the context of Education and schools, which is to overcome the socio-educational inequalities and the digital divide. The study concludes that human technologies and digital technology capital are inextricable conditions for digital inclusion for all people, to become, not only a right, but also the country reality |
Palavras-chave: | Education Digital Technology Digital Exclusion Infrastructure Tecnologia digital Infraestrutura Educação Educação Efeito das inovações tecnológicas Exclusão digital |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ARAUJO, Adriane Matos de. Exclusão Digital em Educação no Brasil: um estudo bibliográfico. 2016. 340 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10698 |
Data de defesa: | 5-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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