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Tipo do documento: Dissertação
Título: Atendimento especializado para alunos com necessidades educacionais especiais no Instituto de Aplicação da UERJ: reflexões sobre o trabalho docente articulado
Título(s) alternativo(s): Specialized service for students with special educational needs at the Application School of UERJ: reflections on the articulated teaching
Autor: Macedo, Patrícia Cardoso 
Primeiro orientador: Glat, Rosana
Primeiro membro da banca: Senna, Luiz Antônio Gomes
Segundo membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Resumo: Esta dissertação analisa o atendimento educacional especializado no Instituto de Aplicação da UERJ (CAp/UERJ) a partir da visão da equipe envolvida no ensino colaborativo. Realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e observações de campo. Para a análise dos dados, optamos por dividi-los em categorias temáticas que se inter-relacionam o tempo todo. A dissertação apresenta seis capítulos: o primeiro focaliza pontos importantes no que se refere à epistemologia do professor-formador e questões concernentes à formação docente tendo em vistas o paradigma da educação inclusiva, o segundo traz o atendimento educacional especializado como tema central e seus desdobramentos a partir dos diferentes suportes que oferece. São destacadas as interlocuções possíveis com diferentes autores a partir dos conceitos sobre o trabalho docente articulado, o terceiro descreve opção teórico-metodológica, que se constitui uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, evidenciando os instrumentos e procedimentos adotados para a coleta dos dados, a sistematização e os referenciais teóricos adotados. Já o quarto, o quinto e o sexto capítulos apresentam a análise dos dados. O estudo revelou não só a complexidade do desenvolvimento de um trabalho docente articulado para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, mas as possibilidades de realizar esse ensino colaborativo em prol de uma educação de qualidade para todos os alunos, particularmente, nos aspectos que se referem a concepção e expectativas de professores, mediadores/bolsistas e coordenadoras em relação ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais específicas. A análise dos dados mostrou que, em sua maioria, esses atores escolares percebem que o CAp/UERJ é responsável por incluir pessoas com deficiência ou outras necessidades educacionais especiais, e que ainda precisa solidificar suas práticas para atendimento a essa demanda, principalmente, no que se refere aos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio. Em outros termos, apesar do discurso revelar um grau de engajamento significativo dos participantes, a cultura escolar geral ainda se encontra permeada por práticas tradicionais e meritocráticas, visões limitadas em relação aos alunos incluídos e profissionais que não se sentem preparados em sua formação para trabalhar com a diversidade de seu alunado. Em síntese, o trabalho mostra que não existe um modelo único de atendimento educacional especializado para o suporte de professores e alunos no ensino regular, embora, o ensino colaborativo através de práticas de bidocência e de bolsistas/mediadores tem se constituído como uma estratégia valiosa para garantir uma escolarização significativa e que respeita das especificidades de seus alunos
Abstract: This thesis analyzes the specialized educational services at the Application School of UERJ (CAp /UERJ) from the vision of the team involved in collaborative learning. We conducted a qualitative study of ethnography, using as data collection instruments semi-structured interviews and field observations. For data analysis, we chose to divide them into themes that interrelate with each others all the time. The dissertation has six chapters: the first focuses on important issues regarding the epistemology of teacher-trainer and questions concerning teacher training with the paradigm view of inclusive education, the second brings specialized education as its central theme and its consequences from different supports offering. The possible dialogue with different authors from the concepts of the articulated teaching work are highlighted, the third chapter describes the theoretical and methodological option, which is a qualitative research of ethnographic, showing the tools and procedures used for data collection, systematization and the theoretical framework adopted. The fourth, the fifth and sixth chapters present the data analysis. The study revealed not only the complexity of the development of an articulated teaching work for the inclusion of students with special educational needs, but the possibilities for this collaborative teaching in favor of a quality education for all students, particularly those aspects that refer to design and expectations of teachers, mediators / fellows and coordinators in relation to the learning process of students with special educational needs. The data analysis showed that, in most cases, these school actors realize that the CAp/UERJ is responsible for including people with disabilities or other special educational needs, and that this scholl still needs to solidify its practices to meet this demand, mainly in it refers to the Final Years of Elementary and High School. In other words, despite the study reveals a significant degree of engagement of the participants, the overall school culture is still permeated by traditional and meritocratic practices, limited views regarding included and coordinators who do not feel prepared for their training to work with the diversity of its students. In summary, the study shows that there is no single model of specialized educational services to support teachers and students at regular schools, though, the collaborative learning through co teaching practices and fellows/mediators has been established as a valuable strategy ensure meaningful education and respect the specificities of their students
Palavras-chave: School inclusion
Special educational needs
Collaborative learning
Articulated teaching work
School mediator
Necessidades educacionais especiais
Ensino colaborativo
Trabalho docente articulado
Mediador escolar
Educação
Inclusão escolar
Instituto de Aplicação da UERJ
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MACEDO, Patrícia Cardoso. Atendimento especializado para alunos com necessidades educacionais especiais no Instituto de Aplicação da UERJ: reflexões sobre o trabalho docente articulado. 2016. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10699
Data de defesa: 29-Ago-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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