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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10700
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Concepções sobre os processos de avaliação escolar para alunos com necessidades educacionais especiais sob a ótica docente |
Título(s) alternativo(s): | Conceptions about the process of school evaluation for students with special educational needs under the teaching perspective |
Autor: | Estef, Suzanli ![]() |
Primeiro orientador: | Glat, Rosana |
Primeiro membro da banca: | Frangella, Rita de Cassia Prazeres |
Segundo membro da banca: | Pletsch, Márcia Denise |
Resumo: | Este estudo analisa as concepções sobre os processos de avaliação escolar para alunos com necessidades educacionais especiais no Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - CAp/UERJ, a partir da visão dos professores e coordenadores do Ensino Fundamental. Realizamos uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados revela não só as contradições, mas a complexidade dos processos de avaliação escolar vividos no Ensino Fundamental. O presente estudo indica que examinar a avaliação do desempenho escolar conduz, inegavelmente à discussão do processo ensino e aprendizado, o currículo, o projeto político pedagógico da escola e a formação dos professores como um todo. A avaliação abrange e perpassa todo o sistema educacional. Ou seja, não se pode desvincular as atividades de avaliação das demais ações educativas vividas no cotidiano escolar, nem tão pouco das propostas e finalidades da educação na rede de ensino comum. A partir da análise de dados um dos aspectos que mais chamou atenção foi a maneira como a equipe pedagógica do CAp/UERJ procura organizar as práticas docentes para atender às necessidades educacionais dos alunos com dificuldades de aprendizado, dentro das exigências curriculares. O 1º segmento trabalha com o atendimento educacional especializado a partir de uma equipe estruturada através da modalidade do Ensino Colaborativo, na qual um professor especialista acompanha o aluno e oferece suporte ao professor regente da turma. No 2º segmento, por sua vez, devido às mais complexas demandas educacionais, não há uma equipe formada para esse atendimento. A organização do 2º segmento apresenta uma grade curricular segmentada e a divisão das disciplinas não favorece um trabalho interdisciplinar e ações docentes que integrem os diferentes conteúdos. Este contexto não facilita para que o diálogo entre os professores ocorra, impedindo a troca de experiências e a busca por acordos pedagógicos aconteçam. Nesse sentido, seria muito profícua a presença de uma equipe de atendimento educacional especializado para proporcionar novas possibilidades de avaliação do desempenho escolar dos alunos. O profissional de apoio da educação especial proporcionaria uma interlocução entre os professores, possibilitando interfaces entre as disciplinas e, principalmente, ajudando a desenvolver adaptações das práticas pedagógicas, inclusive de avaliação, a fim de direcionar o trabalho docente para contemplar o processo de escolarização e de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais |
Abstract: | This study analyses the conceptions about the school evaluation processes for students with special educational needs in the Application School (Colégio de Aplicação) of Rio de Janeiro State University Cap-UERJ, from the point of view of teachers and pedagogical coordinators of the elementary school. We developed a qualitative research, using as data collection instruments semi-structured interviews. The data analysis not only the contradictions, but the complexity of the evaluation processes experienced in Elementary School. The present study indicates that examine the evaluation of school performance leads, undeniably to the discussion of the teaching-learning process, the curriculum, the school´s political pedagogical project and teacher education as a whole. Evaluation covers and permeates all educational system. In other words, it is not possible to separate evaluation activities from the other educative activities experienced in everyday school life, neither form propositions and goals of education in regular school system. Based on the data analysis, one of the aspects that drew more attention was the manner by which the pedagogical team of the school tries to organized teaching practices in order to meet the educational needs of students with learning difficulties in the context of curriculum requirements. The elementary school works with specialized educational support [based on a team structured in the modality of Collaborative Teaching in which a specialized teacher assists the student and offers support to the classroom teacher. On the other hand, at the middle school level, due to the more complexes educational demands, there is not a team specifically structured for this type of work. Middle school organization presents a fragmented curriculum grid, and the division of disciplines does not favor an interdisciplinary work and teachers´ actions that integrate the different contents. This context does not collaborate to the onset of a dialogue among the teachers, preventing the interchange of experiences and the search for pedagogical agreements. In this sense, the presence of a specialized educational support team would be most profitable in order to offer new possibilities for the evaluation of students´ school performance. The special education support professional would provide an exchange among the teachers, making possible interfaces among the disciplines, and, more important, help to develop adaptations for teachers´ practices, including evaluation methods, in order to direct teachers´ work to contemplate the schooling and school inclusion of students´ with special educational needs |
Palavras-chave: | Inclusive Education Elementary and Middle School School Evaluation Educação Inclusiva Educação Ensino Fundamental Avaliação escolar |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ESTEF, Suzanli. Concepções sobre os processos de avaliação escolar para alunos com necessidades educacionais especiais sob a ótica docente. 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10700 |
Data de defesa: | 29-Ago-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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