Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10701
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Informática na educação: do currículo EaD para o currículo online na educação superior |
Título(s) alternativo(s): | Informatics in education: curriculum for online curriculum in higher education |
Autor: | Sant anna, Cristiane Marcelino |
Primeiro orientador: | Santos, Edméa Oliveira dos |
Primeiro membro da banca: | Tractenberg, Leonel Estevao Finkelsteinas |
Segundo membro da banca: | Ferreira, Simone de Lucena |
Resumo: | Inserida em um curso semipresencial de licenciatura em pedagogia da Uerj, no qual as práticas pedagógicas em seu ambiente virtual ainda utilizam metodologias que privilegiam a transmissão de conteúdos, característica fundante da cultura massiva, a disciplina informática na educação vem construindo sua identidade buscando romper com os paradigmas relacionados a essas metodologias. Pautada nos pressupostos metodológicos da educação online (SANTOS, 2010), tutores, alunos e coordenação de forma descentralizada discutem temas e tecem colaborativamente o currículo da disciplina, composto por atos de currículo (MACEDO, 2011) que emergem dos rastros das narrativas dos praticantes culturais. Nesse contexto, esta pesquisa buscou responder às seguintes questões: Que mudanças aconteceram e vêm acontecendo na passagem das práticas educativas a distância para práticas educativas em educação online na disciplina informática na educação do curso semipresencial de licenciatura em pedagogia da Uerj? Como o desenho didático e a mediação docente online podem contribuir para práticas mais autorais na educação online? Que dispositivos podem ser acionados para uma pesquisa multirreferencial com os cotidianos na educação online? Sob a perspectiva da pesquisa-formação (ARDOINO), multirreferencial (MACEDO, SANTOS, JOSSO), nos/dos/com os cotidianos (ALVES, OLIVEIRA), a pesquisa buscou verificar como se podem instituir autorias colaborativas, em que todos os praticantes envolvidos possam efetivamente tecer conhecimento em rede e como a autoria e coautoria podem colaborar no processo de construção do currículo de uma disciplina online. Como resultados, apresenta-se a transição do currículo em EaD para um currículo online através da construção colaborativa do desenho didático, bem como os dispositivos utilizados dentrofora do ambiente virtual de aprendizagem e as produções ali realizáveis; além de sugestões para elaboração de possíveis novas rotas |
Abstract: | Inserted in a blended pedagogy course of Uerj in which pedagogical practices in their virtual environment still use methodologies that favor transmission of content, foundational characteristic of mass culture, discipline computing in education has built its identity seeking to break with the paradigms related to these methodologies. Guided by the methodological assumptions of online education (SANTOS, 2010), tutors, students and coordination in a decentralized manner and collaboratively discuss themes weave the curriculum of discipline, composed of acts of curriculum (MACEDO, 2011) that emerge from the traces of cultural practitioners narratives. In this context, this research sought to answer the following questions: What changes happened and is happening in educational practices for distance education practices in online education in the discipline computing in education blended undergraduate pedagogy course in Uerj? As the instructional design and teaching mediation online can contribute to more practical picture in online education? What devices can be triggered for a multifaceted research with everyday in online education? From the perspective of research training (ARDOINO), multireferential (MACEDO, SANTOS, JOSSO) on everyday lives (ALVES, OLIVEIRA), the research verify how can be established collaborative authorship, where all practitioners involved can effectively weave networking knowledge and how authoring and co-authoring can collaborate in the process of construction of the curriculum of a online course. As a result, the research presents the transition of the distance education curriculum to a online curriculum through the collaborative construction of instructional design as well as the devices used withinout the virtual learning environment and productions achievable there; and suggestions for development of possible new routes |
Palavras-chave: | Cyberculture Teacher training Online education Computers in education Formação de professores Educação online Informática na educação Educação Professores Formação Cibercultura |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANT ANNA, Cristiane Marcelino. Informática na educação: do currículo EaD para o currículo online na educação superior. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10701 |
Data de defesa: | 26-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissert_Cristiane Marcelino Sant Anna.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.