Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10702
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Acesso e permanência da rapariga no Ensino Técnico Profissional em Moçambique: Caso do Instituto Industrial de Maputo |
Título(s) alternativo(s): | Access and permanence of girl in Professional Technical Education in Mozambique: case of Instituto Industrial de Maputo |
Autor: | Maúngue, José Salomão ![]() |
Primeiro orientador: | Leite, Miriam Soares |
Primeiro membro da banca: | Anhorn, Carmen Teresa Gabriel |
Segundo membro da banca: | Passos, Mailsa Carla Pinto |
Resumo: | O presente trabalho intitulado Acesso e permanência da rapariga no Ensino Técnico Profissional em Moçambique: caso do Instituto Industrial de Maputo tem como objetivo investigar sobre os fatores de ordem social, cultural e/ou econômica que podem influenciar na baixa representatividade da rapariga no Ensino Técnico Profissional (ETP) em Moçambique. A pesquisa optou por uma abordagem qualitativa, mais especificamente, um estudo de caso. Foram utilizadas duas técnicas de pesquisa para coleta de dados: análise documental e entrevistas semiestruturadas aplicadas aos estudantes, professores e gestores do IIM, que foi o lócus da pesquisa. No que diz respeito às questões teórico-metodológicas, baseou-se na perspectiva intercultural crítica, a partir das teorizações de Vera Candau e Stuart Hall, conjugado com as noções feministas do conceito de gênero, nas perspectivas de Guacira Lopes Louro, entre outros. Foram objeto de estudo também as políticas públicas da promoção da rapariga na educação, tendo se recorrido, para a sua análise, ao método de abordagem de ciclo de políticas proposto pelo sociólogo britânico Stephen Ball. O estudo mostrou que, entre vários fatores que influenciam na reduzida participação da rapariga no ETP, destacam-se a sua ocupação com as tarefas domésticas e o rendimento familiar, os custos diretos e indiretos da educação, práticas e atitudes associadas a crenças tradicionais culturais e estereótipos de género. Foi possível verificar também que a lei e as políticas públicas do estado favorecem para uma igualdade formal que cria instabilidades nas relações de poder estabelecidas e legitimadas pelos modos de socialização familiar, mas também se configuram como penalizadoras em alguns casos |
Abstract: | The present work entitled Access and permanence of girl in Professional Technical Education in Mozambique: case of Instituto Industrial de Maputo is aimed to investigate about social, cultural and/or economic factors that may influence the low representativeness of girls in Education Professional Technician (ETP) in Mozambique. The research opted for a qualitative approach, more specifically, a case study. Two research techniques were used to collect data: documentary analysis and semi-structured interviews applied to students, teachers and managers of the IIM, which was the locus of the research. On the theoretical-methodological issues, it was based on the critical intercultural perspective, based on the theories of Vera Candau and Stuart Hall, coupled with the feminist notions of the concept of gender, in the perspectives of Guacira Lopes Louro, among others. Public policies for the promotion of girls in education were also studied, and the method of approaching the policy cycle proposed by the British sociologist Stephen Ball was analyzed. The study showed that, among several factors that influence girls' reduced participation in ETP, their occupation with domestic tasks and family income, the direct and indirect costs of education, practices and attitudes associated with traditional cultural beliefs and Gender stereotypes. It was also possible to verify that the state's law and public policies favor a formal equality that creates instabilities in the relations of power established and legitimized by the modes of family socialization, but also they appear as penalizing in some cases |
Palavras-chave: | Access Permanence Girl Technical-Professional and Industrial Education Acesso Permanência Rapariga EnsinoTécnico Profissional-Industrial Educação - Moçambique Mulheres Ensino profissional Ensino técnico |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | MAÚNGUE, José Salomão. Acesso e permanência da rapariga no Ensino Técnico Profissional em Moçambique: Caso do Instituto Industrial de Maputo. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10702 |
Data de defesa: | 20-Dez-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissert_Jose Salomao Maungue.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.