Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10702
Tipo do documento: Dissertação
Título: Acesso e permanência da rapariga no Ensino Técnico Profissional em Moçambique: Caso do Instituto Industrial de Maputo
Título(s) alternativo(s): Access and permanence of girl in Professional Technical Education in Mozambique: case of Instituto Industrial de Maputo
Autor: Maúngue, José Salomão 
Primeiro orientador: Leite, Miriam Soares
Primeiro membro da banca: Anhorn, Carmen Teresa Gabriel
Segundo membro da banca: Passos, Mailsa Carla Pinto
Resumo: O presente trabalho intitulado Acesso e permanência da rapariga no Ensino Técnico Profissional em Moçambique: caso do Instituto Industrial de Maputo tem como objetivo investigar sobre os fatores de ordem social, cultural e/ou econômica que podem influenciar na baixa representatividade da rapariga no Ensino Técnico Profissional (ETP) em Moçambique. A pesquisa optou por uma abordagem qualitativa, mais especificamente, um estudo de caso. Foram utilizadas duas técnicas de pesquisa para coleta de dados: análise documental e entrevistas semiestruturadas aplicadas aos estudantes, professores e gestores do IIM, que foi o lócus da pesquisa. No que diz respeito às questões teórico-metodológicas, baseou-se na perspectiva intercultural crítica, a partir das teorizações de Vera Candau e Stuart Hall, conjugado com as noções feministas do conceito de gênero, nas perspectivas de Guacira Lopes Louro, entre outros. Foram objeto de estudo também as políticas públicas da promoção da rapariga na educação, tendo se recorrido, para a sua análise, ao método de abordagem de ciclo de políticas proposto pelo sociólogo britânico Stephen Ball. O estudo mostrou que, entre vários fatores que influenciam na reduzida participação da rapariga no ETP, destacam-se a sua ocupação com as tarefas domésticas e o rendimento familiar, os custos diretos e indiretos da educação, práticas e atitudes associadas a crenças tradicionais culturais e estereótipos de género. Foi possível verificar também que a lei e as políticas públicas do estado favorecem para uma igualdade formal que cria instabilidades nas relações de poder estabelecidas e legitimadas pelos modos de socialização familiar, mas também se configuram como penalizadoras em alguns casos
Abstract: The present work entitled Access and permanence of girl in Professional Technical Education in Mozambique: case of Instituto Industrial de Maputo is aimed to investigate about social, cultural and/or economic factors that may influence the low representativeness of girls in Education Professional Technician (ETP) in Mozambique. The research opted for a qualitative approach, more specifically, a case study. Two research techniques were used to collect data: documentary analysis and semi-structured interviews applied to students, teachers and managers of the IIM, which was the locus of the research. On the theoretical-methodological issues, it was based on the critical intercultural perspective, based on the theories of Vera Candau and Stuart Hall, coupled with the feminist notions of the concept of gender, in the perspectives of Guacira Lopes Louro, among others. Public policies for the promotion of girls in education were also studied, and the method of approaching the policy cycle proposed by the British sociologist Stephen Ball was analyzed. The study showed that, among several factors that influence girls' reduced participation in ETP, their occupation with domestic tasks and family income, the direct and indirect costs of education, practices and attitudes associated with traditional cultural beliefs and Gender stereotypes. It was also possible to verify that the state's law and public policies favor a formal equality that creates instabilities in the relations of power established and legitimized by the modes of family socialization, but also they appear as penalizing in some cases
Palavras-chave: Access
Permanence
Girl
Technical-Professional and Industrial Education
Acesso
Permanência
Rapariga
EnsinoTécnico Profissional-Industrial
Educação - Moçambique
Mulheres Ensino profissional
Ensino técnico
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MAÚNGUE, José Salomão. Acesso e permanência da rapariga no Ensino Técnico Profissional em Moçambique: Caso do Instituto Industrial de Maputo. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10702
Data de defesa: 20-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Jose Salomao Maungue.pdf1,1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.