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Tipo do documento: Dissertação
Título: A ressignificação da potência criativa de jovens e adultos pelo ensino da arte
Título(s) alternativo(s): The reinterpretation of the youth and adults creative power by art education
Autor: Ferreira, Márcia Gomes 
Primeiro orientador: Paiva, Jane
Primeiro membro da banca: Victorio Filho, Aldo
Segundo membro da banca: Sales, Sandra Regina
Resumo: A pesquisa se propôs investigar experiências/processos/narrativas potencializadoras, vivenciadas com o ensino de artes em uma escola pública da rede municipal do Rio de Janeiro, em classe de educação de jovens, adultos e idosos (EJA). Busquei compreender como esse público realizava seus processos criativos nas aulas de artes, quando potências são tocadas, animadas para além do conhecer e do fazer arte no espaço da sala de aula, mas para reconhecerem-se como sujeitos praticantes de fazeres criativos e artísticos na vida cotidiana, desde o momento em que são desafiados a viver a vida enfrentando problemas. Desde sempre, o solucionar problemas compõe um repertório de saberes não reconhecido e valorizado pelos próprios sujeitos, em especial jovens, adultos e idosos, que não vêm esses saberes como produções autorais e complexas. Ressignificar essas ações pode provocar o reconhecimento de potências criativas, libertando-os e os conduzindo para novas ações, capazes de oferecer surpreendentes contornos, que não engessam e formatam suas vidas, limitando as possibilidades do ser criativo. Ao contrário, desalinham de forma prazerosa, crítica e criativa a vida pessoal e coletiva, reposicionando-os como praticantes de cultura. A pesquisa de caráter qualitativo fez desses processos um estudo de caso acerca de como as artes são concebidas como disciplina para sujeitos jovens, adultos e idosos estudantes e professores e o quanto podem qualificar o ensino na EJA, além de produzir fundamentos para um campo tão pouco explorado por investigadores
Abstract: The research aims to investigate experiences/processes/potent narratives lived within the education of arts within a classroom of the public school system of Rio de Janeiro, in youth, adult and senior education (EJA). I tried to understand this audience s creative processes in art classes when they get in touch with their inner creative power, and also when they transport their knowledge and creative drive away from the restricted space of the classroom and start seeing themselves as subjects who practice and engage in creative endeavors in their daily lives, with a starting point in a challenge to face their problems. Since always the act of solving problems is composed by an unrecognized and unvalued repertoire of knowledge, and that holds true for people of all ages, who share a trait of not seeing their repertoire as authorial or complex. Reframing those actions may provoke the recognition of the creative power, freeing these people and guiding them to new actions, capable of offering a surprisingly freeing outline to their personal lives, in contrast to their limiting, often paralyzing behaviors. This new outlook positions this group as culture practitioners, and as it misaligns a previous demeanor, they start living a more pleasurable life. The qualitative research became a case study on how the arts are conceived as a discipline for people of all ages students as well as teachers and how they can qualify EJA, besides laying the groundwork for a field barely explored by investigators
Palavras-chave: Education
Youth and Adult Education
Art education
Creative power
Educação de jovens e adultos
Ensino da arte
Potência criativa
Educação
Educação de adultos
Arte
Criatividade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FERREIRA, Márcia Gomes. A ressignificação da potência criativa de jovens e adultos pelo ensino da arte. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10703
Data de defesa: 30-Ago-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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