Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10705
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mostra Sobre Diversidade Religiosa: frestas e sementes em uma escola da zona norte do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Exhibition on Religious Diversity: cracks and seeds in a Rio de Janeiro s north zone school
Autor: Freitas, Pedro Castanheira de 
Primeiro orientador: Caputo, Stela Guedes
Primeiro membro da banca: Araújo, Cinthia Monteiro de
Segundo membro da banca: Passos, Mailsa Carla Pinto
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar um projeto bienal desenvolvido em uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro: a Mostra Sobre Diversidade Religiosa. Esta atividade é elaborada inicialmente por três professoras de História e produzida por professores e alunos nos anos de 2011, 2013 e 2016. Procurei refletir sobre como os agentes educacionais envolvidos neste projeto abordam a temática da diversidade religiosa e refletem sobre discriminação no contexto deste evento. A Mostra provocou debates e questionamentos sobre o que deve ser ensinado em História e sobre a função desta disciplina, principalmente entre as professoras e responsáveis. Além disso, trouxe para o centro das reflexões a discriminação racial e religiosa presente na escola pública, em especial contra alunos adeptos de religiões de matriz africana, uma das justificativas das professoras para a elaboração desta atividade. Analiso como professoras se posicionam em relação aos conflitos presentes na escola e como entendem o papel da Mostra em relação a isto. Alguns estudantes, ao produzir os trabalhos relacionados à Mostra, apresentaram exemplos de discriminações religiosas nas escolas, bem como possíveis formas de enfrentar esta questão. Nas palestras relacionadas à Mostra, alunos, ao se posicionarem sobre as religiões, por vezes de forma contrária aos palestrantes, trouxeram para a escola os seus conhecimentos sobre o tema. Ao final da dissertação, reflito sobre a importância do trabalho coletivo na escola e sobre os possíveis caminhos da Mostra
Abstract: This thesis aims to analyze a two-year project developed in a Municipal School in the city of Rio de Janeiro: the Exhibition on Religious Diversity called Mostra Sobre Diversidade Religiosa . This activity is developed initially by three history teachers and produced by teachers and students in the years 2011, 2013 and 2016. I tried to reflect on how the educational agents involved in this project address the issue of religious diversity and reflect on discrimination in the context of this event. The Expo sparked debates and raised questions about what should be taught in History and the role of this discipline, especially among teachers and parents. Besides that, I brought to the center of reflections the presence of racial and religious discrimination in public schools, particularly against students supporters of Afro descendent religions, one of the reasons why the teachers developed this activity. I analyze how teachers are positioned in relation to the conflicts in the school and how to understand the role of the Expo in this regard. Some works produced by students presented examples of religious discrimination in schools, as well as possible ways to address this issue. In lectures during the Expo, students positioned themselves about religion issues, sometimes contrary to the speakers, bringing to the school their personal knowledge. At the end of the thesis, I reflect on the importance of collective work in school and on possible ways of the Expo
Palavras-chave: Religious Discrimination in Public School
Laic School
History Teaching
Discriminação Religiosa na Escola Pública
Escola Laica
Ensino de História
Educação
História - Estudo e ensino
Discriminação religiosa
Religião nas escolas públicas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FREITAS, Pedro Castanheira de. Mostra Sobre Diversidade Religiosa: frestas e sementes em uma escola da zona norte do Rio de Janeiro. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10705
Data de defesa: 29-Ago-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Pedro Castanheira de Freitas.pdf1,93 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.