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Tipo do documento: Dissertação
Título:  Porta de todas as inteligências e carreiras : Instrução, Trabalho e Ciência no Ministério de João Alfredo Corrêa de Oliveira (1870-1875)
Autor: Nascimento, Fátima Aparecida do 
Primeiro orientador: Gondra, José Gonçalves
Primeiro membro da banca: Schueler, Alessandra Frota Martinez de
Segundo membro da banca: Silva, Alexandra Lima da
Terceiro membro da banca: Pasche, Aline de Morais Limeira
Resumo: Este estudo teve como proposta tomar como objeto de pesquisa a experiência de João Alfredo Corrêa de Oliveira, em relação aos negócios da educação pública e particular, durante o período em que exerceu o cargo de Ministro dos Negócios do Império (1870-1875). A investigação se deu a partir da análise de um conjunto variado de fontes, como os relatórios oficiais do governo, impressos, propagandas, cartas, ofícios, bem como nos anais do Senado e da Câmara dos Deputados. O interesse foi investigar traços dos projetos e ações públicas centrados na problemática da instrução em espaços diferentes, considerando os vestígios contidos nos papéis do poder público (relatórios), na imprensa e em documentação privada. Nos relatórios, a pesquisa buscou sinais daquilo que estava sendo estruturado, organizado, planejado e praticado acerca da instrução - principalmente na instrução primária - em âmbito nacional, provincial (Rio de Janeiro) e municipal. Com a análise detalhada dos relatórios, foram observados seus objetivos, estrutura, organização, temas abordados, funcionalidade, composição dos cargos públicos e os sujeitos envolvidos na produção dos relatórios. O investimento foi reflexivo, de forma que desse a ver indícios das articulações e redes sociais estabelecidas pelas autoridades envolvidas na produção de relatórios, cujo resultado - forjado a partir de elementos selecionados sobre a instrução fomentava a governabilidade e sua manutenção. O último movimento do trabalho foi de análise das cartas de João Alfredo Corrêa de Oliveira, o que tornou possível pensar outros aspectos das redes humanas e políticas, com destaque às intervenções do ministério relacionado à construção de escolas, pedido de demissão de empregados, o auxílio de particulares, higiene e biblioteca pública. Na sequência, a proposta consistiu em dar visibilidade aos processos educacionais em curso naquele tempo, evidenciando as estratégias utilizadas pelo governo e modos de apropriação dos modelos educacionais de determinados países. Os vestígios assinalados no trabalho dão a ver que as articulações promovidas pelo poder público fizeram parte da constituição das múltiplas formas de experiências de escolarização do século XIX. Processadas pelas vias do interesse comum, isto é, a formação do povo, tais experiências foram forjadas, dirigidas e fiscalizadas com o concurso de ações governamentais, no sentido de construir, manter a ordem e promover a civilização do povo brasileiro
Abstract: This study aim to take the experience of João Alfredo Corrêa de Oliveira as a research subject, in relation to the activity of private and public education during the period when he served as Minister of Empire Concerns (1870-1875). The investigation occurred from the analysis of a varied set of sources, such as official government reports, forms, advertisements, letters, crafts, as well as proceedings of Senate and the House of Representatives. The interest was to investigate traces of the projects and public actions focusing on issues of education in different spaces considering the remnants contained in the papers of public authority (reports), in the press and private documents. In these reports, the research sought signals of what was being structured, organized, planned and practiced, on education - mainly in the primary education - at the national, provincial (Rio de Janeiro) and municipal levels. With the detailed analysis of the reports were observed their goals, structure, organization, themes, functionality, composition of public office and those involved in the production of reports. The investment was reflective, so was possible to observe, indications of the articulations and social networks established by the authorities involved in the production of reports, which result - forged from selected elements about education - supported the governance and maintenance. The last movement of this work was to analyze the João Alfredo Corrêa de Oliveira letters, which made possible to think other aspects in humans and policies networks, especially the interventions of the ministry related to the buildings of schools, application of employee dismissal, the private aids, hygiene and public library. Following, the proposal consisted in to give visibility to the educational processes, in progress at the time, showing the strategy used by the government and modes, ownership of educational models from certain countries. The evidences indicated in this work give the view that the articulations promoted by the Government, took part in the establishment of multiple forms of schooling experiences of the nineteenth century. It were processed by common interest pathways, that is, the formation of the people, such experiences were forged, directed and supervised with government actions, in order to build, maintain the order and promote the civilization of the Brazilian people
Palavras-chave: Ministerial Reports
Educational Activities
Imperial State
Relatórios Ministeriais
Ações Educativas
Estado Imperial
Oliveira, João Alfredo Corrêa de, 1835 - 1919
Educação - História
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: NASCIMENTO, Fátima Aparecida do. Porta de todas as inteligências e carreiras : Instrução, Trabalho e Ciência no Ministério de João Alfredo Corrêa de Oliveira (1870-1875). 2016. 308 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10707
Data de defesa: 31-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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