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Tipo do documento: Dissertação
Título: A implementação da Educopédia no Ginásio Experimental Carioca: estudo de caso de uma proposta da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): The implementation of Educopédia at Ginásio Experimental Carioca: case study of a proposal of the Secretary of Education of Rio de Janeiro
Autor: Silva, Andréia Cristina Attanazio 
Primeiro orientador: Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Primeiro membro da banca: Santos, Edméa Oliveira dos
Segundo membro da banca: Sousa, Guaracira Gouvêa de
Resumo: Considerando a urgência em se pensar a interseção entre educação e tecnologias digitais diante da presença constante destas no cotidiano dos sujeitos que habitam a sociedade contemporânea, o presente trabalho, que é de cunho qualitativo, consiste em um estudo de caso que teve por objetivo investigar a implementação da plataforma Educopédia em uma escola do município do Rio de Janeiro, que faz parte do protejo Ginásio Experimental Carioca. O estudo, que foi realizado no período de 2011 a 2013, teve como fundamento teórico-metodológico os pressupostos de Mikhail Bakhtin, que aponta, dentre outros, o dialogismo e a alteridade como orientadores da ação investigativa. Além disso, a concepção de juventude(s) de Paulo Carrano e Juarez Dayrell me auxiliou na relação com os jovens em campo, assim como os estudos da cibercultura, referenciados logo em seguida. Como procedimento de pesquisa, foram realizadas observações às práticas docentes que utilizam a Educopédia; conversas com alunos, professores e a coordenadora pedagógica da respectiva comunidade escolar e, ainda, análise da metodologia proposta pela plataforma. O tratamento do material de pesquisa teve como base a interlocução com autores tanto do campo da Comunicação (André Lemos, Lucia Santaella, Pierre Lévy, entre outros), quanto do campo que intersecciona Educação e Comunicação (Edméa Santos, Nelson Pretto, Marco Silva, entre outros). A análise desse material apontou, dentre outros fatores, para a insuficiência da plataforma em incorporar os princípios da cibercultura em sua estrutura; a adoção, pela SME/RJ, de uma proposta metodológica que relega para segundo plano o contexto histórico em que os sujeitos estão inseridos, bem como a necessidade de que os artefatos tecnológicos sejam incorporados pela escola não como instrumentos, mas como cultura. Pretende-se que este estudo, que tem como área de abrangência as Ciências Humanas e a Educação, contribua para fornecer pistas para se pensar a interface entre as práticas ciberculturais dos sujeitos contemporâneos e a escola
Abstract: Considering the urgent need to think over the interlink between education and digital technologies in face of the constant presence of these in everyday life of people in the contemporary society, this work, which is a qualitative one, consists of a case study that was aimed at investigating the implementation of the platform Educopédia at a school in the city of Rio de Janeiro, that is part of the project Ginásio Experimental Carioca. The study, which was conducted from 2011 to 2013, based on Mikhail Bakhtin s theoretical-methodological assumptions, that points out, amongst others, dialogism and alterity as guidelines for investigative action. Furthermore, the conception of youth(s) of Paulo Carrano and Juarez Dayrell helped me in the relationship with young people in the field, as well as the studies of cyberculture, referenced soon afterwards. As research procedure, observations were made of teaching practices that use Educopédia; conversations with students, teachers and the educational coordinator of their school community and also analysis of the methodology proposed by the platform. The treatment of the research material was based on dialogue with authors from the field of Communication (André Lemos, Lucia Santaella, Pierre Lévy, among others) and the field that intersects Education and Communication (Edméa Santos, Nelson Pretto, Marco Silva, among others). The analysis of this material showed, amongst other considerations, the inadequacy of the platform to incorporate the principles of cyberculture in its own structure; the adoption, by SME/RJ, of a proposal of methodology that doesn´t take in consideration the historical context in which the subjects are inserted, as well as the need for technological artifacts to be incorporated by the school itself not as instruments but as part of the culture. It is intended that this study, which is included in the area of Human Sciences and Education, contributes to provide clues for thinking about the interface between the cybercultural practices of contemporary subjects and the school ones
Palavras-chave: Educopédia
Cyberculture
Education
Alterity
Educopédia
Cibercultura
Educação
Alteridade
Educação Rio de Janeiro (RJ)
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Computadores e civilização Formação
Museus Aspectos educacionais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Andréia Cristina Attanazio. A implementação da Educopédia no Ginásio Experimental Carioca: estudo de caso de uma proposta da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. 2013. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10708
Data de defesa: 28-Ago-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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