Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10710
Tipo do documento: Dissertação
Título: (Des) Formação continuada de professores no/do PNAIC: a potência do encontro subvertendo a lógica de homogeneização
Título(s) alternativo(s): (Des) Continuing education of teachers in the PNAIC: the power of the meeting subvert the logic of homogenization
Autor: Emilião, Soymara Vieira 
Primeiro orientador: Oliveira, Inês Barbosa de
Primeiro membro da banca: Lima, Alexandra Garcia Ferreira
Segundo membro da banca: Reis, Graça Regina Franco da Silva
Terceiro membro da banca: Andrade, Claudia Cristina dos Santos
Resumo: O presente trabalho propõe discutir a formação continuada de professores como potente espaçotempo de (des)formação, superando a imposição de modelos homogeneizantes para a construção de práticas autônomas e autorais a partir do vividopartilhado nos encontros entendidos como de formação de professores. Tem como objetivo buscar outrosnovos sentidos e significados da participação docente no contexto dos programas nacionais de formação continuada a partir das narrativas de um grupo de professores da rede pública da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro que, por três anos, participaram dos encontros de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A abordagem epistemológica teóricometodológica inscreve-se nas pesquisas nos/dos/com os cotidianos (ALVES, 2003) à caça do pormenor, detalhes, sinais, pistas e indícios que provoquem reflexões e entendimentos outros sobre a potência dos encontros de/com professores, através das redes de conversações (FERRAÇO; CARVALHO, 2012) e narrativas para tessitura de redes de saberesfazerespoderes entre/com docentes. Conclui-se que é preciso ampliar a compreensão sobre os significados que os professores-cursistas dão ao que vivem/sentem/fazem nas formações continuadas como espaçotempo para (re)viver suas experienciaspráticas, expandindo processos de aprenderensinar. Destaca-se a necessidade de reconhecer que apesar dos diferentes mecanismos de homogeneização, existem muitos currículos em ação nas escolas, ,evidenciando o quanto se perde quando se dá ênfase a resultados estatísticos das avaliações em larga escala
Abstract: The present work proposes a discussion about the continuing education of teachers as a powerful spacetime of (un)education surpassing the imposition of homogenization and by that creating autonomous and authorial practices based on the livedshared in encounters formally understood as teacher education . It s objective is to search othernew meanings in teacher participation inserted in the national continuing education programs while basing itself upon the narrative from many professors whom teach in public schools that participated in The National Pact for Right Age Literacy for at least 3 years and that are based in Rio de Janeiro s Metropolitan Region. The epistemological theoreticalmethodological approach inserts itself in the surveys in/from/with the daily (ALVES, 2003) hunting for details and clues that lead to new understandings about the power located in those encounters of/with teachers; through these conversation net s (FERRAÇO; CARVALHO, 2012) and narratives there is capability to create a net of knowledgewillpower between/with the professors. The conclusion is that there is a need to enlarge the comprehension about the meanings that the teacher student gives to what they live/feel/make in continuing education as spacetime to just then revive their experiencepractice and by that expanding the process of teachinglearning. The need to recognize the many excluded curriculums in action at the schools stands out since it shows how much is lost when the focus is set to statistics in large scale exams
Palavras-chave: Curriculum
Narrative
Teacher formation
Daily studies
Narrativas
Formação de professores
Estudos do Cotidiano
Educação
Professores Formação
Currículo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: EMILIÃO, Soymara Vieira. (Des) Formação continuada de professores no/do PNAIC: a potência do encontro subvertendo a lógica de homogeneização. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10710
Data de defesa: 20-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Soymara Vieira Emiliao.pdf2,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.