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Tipo do documento: Dissertação
Título: Geração Tombamento e seus Olhares: uma pesquisa-formação com Fotografia Digital na Cibercultura
Título(s) alternativo(s): Geración Tombamento y sus Miradas: una investigación-formación con fotografía digital en la Cibercultura
Autor: ávila, Carina Nascimento D 
Primeiro orientador: Santos, Edméa Oliveira dos
Primeiro membro da banca: Oliveira, Gustavo Rebelo Coelho de
Segundo membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Terceiro membro da banca: Santos, Rosemary dos
Quarto membro da banca: Ribeiro, Mayra Rodrigues Fernandes
Resumo: Esta pesquisa procurou compreender como a mediação de usos da fotografia digital pode potencializar a autoria de jovens na cibercultura. Este objetivo de pesquisa tem origem nos dilemas docentes da pesquisadora que atua na mediação da disciplina Olhar a qual faz parte do currículo dos cursos de Fotografia e Tratamento de Imagem na Escola de Arte e Tecnologia Spectaculu. Essa escola disponibiliza cursos de formação artística e cultural para jovens entre 16 e 21 anos, moradores de periferias do estado do Rio de Janeiro. Neste contexto desenvolvemos uma pesquisa-formação, a qual não separa o campo da docência da investigação científica. A pesquisa, para tanto, forjou o dispositivo formativo o projeto Autorretrato Musical . A experiência docente com esse projeto permitiu a emergência de imagens e narrativas que compõe os dados dessa pesquisa. Uma vez que esse processo foi colaborativo entre docente e jovens estudantes, esses dados foram produzidos e não coletados. Os achados da pesquisa revelam que a prática pedagógica mediada por imagens digitais nos permitiu conhecer uma geração contemporânea, a geração tombamento, nascida e criada nas periferias e que demarca os seus usos das tecnologias digitais em rede como uns dos principais propulsores do processo de empoderamento. A geração que se empodera a cada dia busca discutir sobre as questões sociais emergentes como racismo, machismo e homofobia que geram, por sua vez, uma chacina sanguinária e psicológica de jovens negros por todo estado do Rio de Janeiro. O tombamento recompõe não só a reflexão e autonomia, mas cria uma nova estética. Uma estética que exala aquilo que essa juventude escondia durante anos. Essa estética acontece num processo de reconhecimento e também de enfrentamento, já que o fato de estar escondido é consequência da imposição de uma estética padronizada, branca e heteronormativa. O corpo dessa juventude é, por presença, resistência. Nesse próprio corpo, os jovens potencializam sua autoria, vivendo uma experiência estética e tombando - como eles dizem. Como resultado da pesquisa, compreendemos que a proposição de um mergulho no campo sensível, processo primeiro da interpretação, possibilita a experiência estética, a qual é reconhecida também na geração tombamento que, por sua vez, imersa e produtora ativa do contexto que cibercultura, vem lacrando epistemologicamente evocando efeitos de presença nos espaços cartesianos.
Abstract: Esta investigación buscó comprehender como la mediación de los usos de la fotografía digital puede potenciar la autoría de jóvenes en la cibercultura. Este objetivo de investigación tiene su origen en los dilemas docentes de la investigadora que actúa en la mediación de la disciplina Mirar , la cual forma parte del currículo de los cursos de Fotografía y Tratamiento de imagen en la Escuela de Arte y Tecnología Spetaculu. Esta escuela ofrece cursos de formación artística y cultural para jóvenes entre 16 y 21 años, habitantes de periferias de Río de Janeiro. En este contexto desarrollamos una investigación-formación, la cual no separa el campo de la docencia del de la investigación científica. La investigación, creó el dispositivo de investigación formativo el proyecto Autorretrato Musical . La experiencia docente con este proyecto proporcionó el surgimiento de imágenes y narrativas que componen los datos de esta investigación. Ya que este proceso fue colaborativo entre docente y jóvenes estudiantes, estos datos fueron producidos en conjunto, no colectados. Los resultados de la investigación revelan que la práctica pedagógica mediada por imágenes digitales nos permitió conocer una generación contemporánea, la generación tombamento, nacida y criada en las periferias y que manifiesta con sus usos de las tecnologías digitales en red como uno de los principales promotores del proceso de empoderamiento. La generación que se empodera y que cada día busca discutir sobre cuestiones sociales emergentes como racismo, machismo y homofobia que generan, así, una marca sanguínea y psicológica en los jóvenes negros del estado de Río de Janeiro. El tombamento recompone no solamente la reflexión y autonomía, sino que también crea una nueva estética. Una estética que respira aquello que esta juventud escondía durante años. Esta estética se da en un proceso de reconocimiento y también de enfrentamiento, ya que el hecho de estar escondido es consecuencia de la imposición de una estética estandarizada, blanca y heteronormativa. El cuerpo de esta juventud es, por presencia, resistencia. En este propio cuerpo, los jóvenes potencian su autoría, viviendo una experiencia estética y tombando - como ellos dicen. Como resultado de la investigación, comprendemos que la propuesta de sumergirse en el campo sensible, proceso primero de interpretación, posibilita la experiencia estética, la cual es reconocida también en la generación tombamento que, así, inmersa y productora activa del contexto que la cibercultura, viene sellando epistemológicamente solicitando efectos de presencia en los espacios cartesianos
Palavras-chave: Investigación-formación
Empoderamiento
Educación
Generación Tombamento
Cultura Contemporánea
Selfie
Pesquisa-Formação
Fotografia Digital
Empoderamento
Educação
Geração Tombamento
Estética
Periferia
Cibercultura
Cultura Digital
Cultura Contemporânea
Autorretrato
Educação
Fotografia
Computadores e civilização
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ÁVILA, Carina Nascimento D . Geração Tombamento e seus Olhares: uma pesquisa-formação com Fotografia Digital na Cibercultura. 2016. 243 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10711
Data de defesa: 30-Ago-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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