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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10712
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Trabalho, espaço, moral e disciplina: um estudo das representações do professor na literatura hondurenha do século XX (1900-1956) |
Título(s) alternativo(s): | Trabajo, espacio, moral y disciplina: un estudio sobre las representaciones del professor en la literatura hondureña del siglo XX (1900-1956) |
Autor: | Laínez, Andres Eduardo García |
Primeiro orientador: | Gondra, José Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Cury, Cláudia Engler |
Segundo membro da banca: | Silva, José Cláudio Sooma |
Terceiro membro da banca: | Morales-ulloa, Ricardo |
Quarto membro da banca: | Silva, Marcia Cabral da |
Resumo: | A proposta deste estudo implicou em analisar o tratamento das representações do professor por meio da análise de fontes literárias (romances e contos) publicados durante o século XX entre 1900 e 1956, tendo como objetivo principal analisar as ditas representações nas obras Mi maestra escolástica de Ramón Rosa; Peregrinaje de Argentina Diaz Lozano; Mr. Black de Juan Ramón Molina; Bajo el Chubasco de Carlos Izaguirre e Silbando al viento Arturo Oquelí com base em três objetivos específicos. O primeiro se enquadrou na definição de um estudo histórico dos instrumentos jurídicos que fizeram referência à educação normal em Honduras, assim como também a exploração de iniciativas que promoveram a produção do cultural em Honduras durante o período da Reforma Liberal (1976). O segundo objetivo focalizou a exploração dos aspectos relevantes do debate entre história e literatura, de modo a validar as obras literárias como fontes nas quais se pode construir uma história dos professores por intermédio das representações construídas na literatura. Por último, o terceiro objetivo consistiu na identificação das representações do professor na literatura hondurenha ao longo do século XX focadas nas diversas categorias presentes nos discursos dos romances e contos selecionados. Por fim, procuramos desenvolver um exercício de comparação entre o literário e as representações que circularam nos relatórios dos inspetores e conferências pedagógicas da Academia Central de Maestros publicadas na revista La Instrucción Primaria, resultando, assim, a possibilidade de se postular e refletir a respeito de uma série de aproximações e afastamentos entre a realidade e a ficção |
Abstract: | Este estudio propone el tratamiento de las representaciones del profesor a través del análisis de fuentes literarias (Novelas y cuentos) publicados en el siglo XX, entre 1900 y 1956. El objetivo principal fue analizar dichas representaciones en las obras Mi maestra escolástica de Ramón Rosa; Peregrinaje de Argentina Diaz Lozano; Mr. Black de Juan Ramón Molina; Bajo el Chubasco de Carlos Izaguirre e Silbando al viento Arturo Oquelí por medio de tres objetivos específicos: el primero se enfoca en la definición de una reseña histórica sobre los instrumentos jurídicos en los cuales se hacía referencia a la educación normal en Honduras, incluyendo la exploración de las ideas que promovieron la producción cultural durante el período de la Reforma Liberal. El segundo objetivo se orientó hacia la exploración de los aspectos relevantes del debate entre historia y literatura, lo que permitió validar la consideración de las obras literarias como fuentes en las cuales se puede construir una historia de lo cotidiano a través de las representaciones. Por último, el tercer objetivo se inclinó en la identificación de las representaciones del profesor en la literatura hondureña de la primera mitad del siglo XX enfocadas en las diversas categorías presentes en los discursos de las novelas y cuentos seleccionados para luego ser comparados con las representaciones que circularon en los informes de los inspectores y conferencias pedagógicas de la Academia Central de Maestros publicadas en la revista La Instrucción Primaria, resultando, de esa manera, una serie de aproximaciones y distanciamientos entre la realidad y la ficción |
Palavras-chave: | Historia de la Educación Hondureña Literatura hondureña Instrucción Primaria Representaciones Profesores Educação Honduras História Literatura hondurenha Ensino primário Professores História da educação hondurenha Instrução Primaria Representações |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | LAÍNEZ, Andres Eduardo García. Trabalho, espaço, moral e disciplina: um estudo das representações do professor na literatura hondurenha do século XX (1900-1956). 2017. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10712 |
Data de defesa: | 25-Jan-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
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