Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10714
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | HQaulas: meu professor gosta de ensinar |
Título(s) alternativo(s): | HQclasses: my teacher loves to teach |
Autor: | Monfardini, Juliana Costa de Góes ![]() |
Primeiro orientador: | Goulart, Paulo Sergio Sgarbi |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Rita Marisa Ribes |
Segundo membro da banca: | Pereira, José Valter |
Resumo: | Este trabalho pretende discutir os usos que os professores fazem das histórias em quadrinhos em seu cotidiano didático-pedagógico em ambientes educacionais, sejam eles formais ou não. Para isso, irei dialogar com diversos teóricos, tais como Edgar Morin, Humberto Maturana, Michel de Certeau, Scott McCloud, Will Eisner, Valdomiro Vergueiros, Boaventura de Sousa Santos, Walter Benjamim, dentre outros. Para embasar os estudos sobre os usos dos quadrinhos na educação enquanto mais uma possibilidade de comunicação, discutirei sobre a questão da teoria da complexidade enquanto uma forma de se fazer ciência, principalmente quando relacionado à questão da noção enquanto uma legítima forma de estudos sobre processos de construção de conhecimento. Em seguida, apresentarei, de forma breve, a estrutura dos quadrinhos enquanto possibilidade de ampliação de sentidos provocados pelas histórias. Também discutiremos a perspectiva histórica da utilização das histórias em quadrinhos em ambientes educacionais formais, com o foco na escola, para tratar da hostilidade que, até hoje, circunda o tema histórias em quadrinhos na educação . Além disso, analisaremos a questão do uso dos quadrinhos em ambientes educacionais sob a perspectiva dos próprios professores. Discutiremos os sentimentos e preocupações dos participantes desta pesquisa no que se refere ao uso deste tipo de publicação em seu cotidiano de trabalho, suas frustrações e conquistas, entre outros assuntos. Ao final, apresentaremos as atividades propostas pelos professores, incluindo os comentários feito por eles sobre cada uma das atividades, de forma a apresentar ao leitor os erros e acertos, segundo os próprios professores, de quem já passou por isso |
Abstract: | This paper discusses the concepts involved in the uses that teachers make of comics in their daily didactic teaching in educational environments, whether formal or not. For this, I will talk to many theorists, such as Edgar Morin, Humberto Maturana, Michel de Certeau, Scott McCloud, Will Eisner, Valdomiro Vergueiros, Boaventura de Sousa Santos, Walter Benjamin, among others. To support studies on the use of comics in education as another means of communication, discuss the question of complexity theory as a way of doing science, especially when related to the issue of the concept as a legitimate form of studies on processes construction of knowledge. Then, I will present briefly the structure of comics as a possibility of expanding the senses caused by the stories. We will also discuss the historical perspective of the use of comics in formal educational environments, with the focus on school, to deal with the hostility that, even today, surrounding the theme comics in education. Furthermore, we will analyze the issue from the perspective of the teachers. We ll discuss feelings and concerns of the participating teachers regarding the use of this type of publication in their daily work, their frustrations and achievements, between wrapping other subjects. At the end, we will present the activities proposed by teachers, including comments made by them on each of the activities, in order to introduce the reader to the rights and wrongs, according to the teachers opinions, of who has been there |
Palavras-chave: | Comics Educational processes Daily school História em quadrinho Processos educativos Cotidiano escolar Ética e estética de uso Educação Histórias em quadrinhos na educação Prática de ensino Estética |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | MONFARDINI, Juliana Costa de Góes. HQaulas: meu professor gosta de ensinar. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10714 |
Data de defesa: | 28-Ago-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissert_Juliana Costa G Monfardini.pdf | 9,67 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.