Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10715
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação de professores na contemporaneidade: da capacitação ao compartilhamento em rede da palavra
Título(s) alternativo(s): Teacher training in the contemporary society: From the instruction to the network sharing of the word
Autor: Oliveira, Adriele da Silva Freitas 
Primeiro orientador: Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Primeiro membro da banca: Santos, Edméa Oliveira dos
Segundo membro da banca: Fernandes, Adriana Hoffmann
Resumo: A dissertação apresenta resultados de um estudo que se propôs a refletir sobre a formação de professores no contexto da cultura contemporânea mediada por artefatos digitais móveis em rede. Realizada em parceria com a Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias (AMNT) da Fundação Municipal de Educação de Niterói (FMEN), a pesquisa contou com a participação de onze professores desta rede municipal de educação. Como procedimento teórico-metodológico deste estudo, foram adotadas as oficinas, uma vez que esta opção permite articular teoria e prática, na medida em que possibilita que os sujeitos sejam usuários dos artefatos, vivenciando suas possibilidades e refletindo sobre os mesmos em processos educacionais. Este trabalho foi orientado pela abordagem histórico-cultural e pelos conceitos bakhtinianos de dialogismo e alteridade nortearam os caminhos teórico-metodológicos do estudo. Autores como Lúcia Santaella, André Lemos e Pierre Lévy me auxiliaram a compreender o contexto sócio-histórico atual, enquanto Nelson Pretto, Maria Teresa Freitas , dentre outros, apontam para a necessidade de uma formação de professores que abarque o uso das tecnologias digitais nos modos de aprender e ensinar. Cabe ressaltar que as oficinas proporcionaram o encontro e a troca com o outro, enquanto práticas de formação também corroboraram neste campo de pesquisa para transformação de práticas tensionadas, constantemente, pela relação entre teoria e prática nas salas de aula, transgredindo com o caráter instrumental adotado até então pelas políticas públicas educacionais
Abstract: This research presents the results of a study that aimed to reflect on teacher training in the context of contemporary culture mediated by mobile digital artifacts in network. Held in partnership with Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias (AMNT) of the Fundação Municipal de Educação de Niterói (FMEN), the research had the participation of eleven teachers of this municipal education. As for the theoretical and methodological procedure of this study, workshops were adopted since this allows the articulation between theory and practice, as it allows the subjects to be users of artifacts, experiencing its possibilities and reflecting on them in educational processes. This work was guided by the cultural-historical approach and the Bakhtinian concepts of dialogism and otherness guided the theoretical and methodological paths of the study. Authors such as Lúcia Santaella, André Lemos and Pierre Lévy allowed me to understand the contemporary socio-historical context, while Nelson Pretto, Maria Teresa Freitas, among others, point to the need of a teacher training that encompasses the use of digital technologies on the ways of learning and teaching. It should be noted that the workshops provided the encounter and exchange with the other, while teaching training practices also corroborated this field of research to transform constantly tensioned practices by the relationship between theory and practice in the classroom, breaking with the instrumental character adopted until then by educational public policies
Palavras-chave: Teacher Training
Digital Technology
Mobile Media Networks
Education
Formação de professores
Tecnologias digitais
Mídias móveis em rede
Educação
Educação
Professores Formação
Educação - Efeito das inovações tecnológica
Inovações educacionais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Adriele da Silva Freitas. Formação de professores na contemporaneidade: da capacitação ao compartilhamento em rede da palavra. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10715
Data de defesa: 28-Set-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Adriele da S F Oliveira.pdf4,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.