Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10716
Tipo do documento: Dissertação
Título: Abrir o gás ou sair para dançar rock: o dilema de nós Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - as múltiplas redes educativas em movimentos
Título(s) alternativo(s): Open the gas or go dancing rock: the dilemma of us Lesbian, Gay , Bisexual and Transgender - multiple educational networks in motion
Autor: Pinheiro, Antonio Raimundo Costa 
Primeiro orientador: Alves, Nilda Guimarães
Primeiro membro da banca: Almeida, Guilherme Silva de
Segundo membro da banca: Ferraço, Carlos Eduardo
Resumo: Nessa dissertação pesquiso as múltiplas redes educativas em movimento que venho tecendo nos espaços educativos onde atuo, levando as questões LGBT para dentrofora das escolas e para as práticas das aulas de arte. Do ponto de vista teórico-metodológico tenho trabalhado com registros fotográficos pessoais e das atividades desenvolvidas com os discentes e que compõem o que chamo relatos fotográficos (RFs). Esses RFs tem permitido possibilidades de entrelaçamentos entre os espaçostempos fotografados, as questões político-culturais que envolvem e as questões pedagógico-curriculares que propiciam compreender e estimular a noção de redes educativas, de tessitura de conhecimentos e significações desenvolvida nas pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Fiz escolhas sobre teóricos com as quais procurei dialogar, o que não significa que outras escolhas não poderiam ser feitas, já que as opções são muitas. Trabalhei, assim, nessa dissertação, com Michel de Certeau, Nilda Alves, Carlos Eduardo Ferraço, Inês Barbosa de Oliveira, Stuart Hall, Judith Butler, Flüsser, e Guacira Lopes Louro entre outros autores. Nessa escrita procuro compreender e apresentar aos meus interlocutores as tramas das redes que apontam os percursos que venho tecendo e nos quais também sou tecido, cotidianamente. Nesse sentido tenho procurado estabelecer relações entre o vivido e o aprendidoensinado, entre o produzido e o refletido, nesse meu processo de ativismo gay, nas e pelas múltiplas redes educativas que participo, relacionando-as numa ação práticateoriaprática
Abstract: This essay presents the research of multiple moving educational networks that have been composed in the educational environments where the author works, to achieve it, LGBT issues were brought to the insideoutside of schools and to art classes practice. From the theoretical and methodological point of view, personal photographic records were used, as well as those from the activities developed with students. Both of these records compose what were called photographic reports (PRs). These PRs have turned possible the interlacements between the spacetimes photographed, the political and cultural matters involved, as well as pedagogical and curricular matters that promote understanding and stimulate the concept of educational networks from knowledge and contents developed through the research of/in/with daily life. The choices evolving theorists, with whom the author dialogued with, were made knowing other choices could have been made, since the options are many. The following authors are present on this essay: Michel de Certeau, Nilda Alves, Carlos Eduardo Ferraço, Inês Barbosa de Oliveira, Stuart Hall, Judith Butler, Flüsser, Guacira Lopes Louro and many others. At this writing the author tries to understand and present to the reader plots of networks that link the paths built and that also builds the author on daily life. In this direction the author looked for establishing relationships between the lived and taughtlearned, between the produced and the reflected on the process of gay activism, in and for the multiple educational networks attended, relating them in a practicaltheoretical action
Palavras-chave: Educational networks
Curriculum
LGBT
Daily life
Homophobia
Redes educativas
Currículo
LGBTT
Cotidiano
Homofobia
Educação
Homossexualidade e educação
Homofobia nas escolas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PINHEIRO, Antonio Raimundo Costa. Abrir o gás ou sair para dançar rock: o dilema de nós Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - as múltiplas redes educativas em movimentos. 2013. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10716
Data de defesa: 30-Jul-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Antonio Raimundo Costa Pinheiro.pdf7,93 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.