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Tipo do documento: Dissertação
Título: Memórias bordadas nos cotidianos e nos currículos
Título(s) alternativo(s): Embroidered memories: daily and in school curriculum
Autor: Chagas, Claudia Regina Ribeiro Pinheiro das 
Primeiro orientador: Alves, Nilda Guimarães
Primeiro membro da banca: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Segundo membro da banca: Azevedo, Joanir Gomes de
Resumo: O presente trabalho faz uma discussão sobre a situação das mulheres nos espaçostempos não instituídos. Pesquisei histórias dessas mulheres, buscando perceber as mudanças ocorridas na escola, mais especificamente no currículo, com os estudos sobre a questão do gênero e das práticas cotidianas e nas relações intersubjetivas que estabelecem entre si e com o mundo. Trago para minha rede de discussão alguns aspectos da cultura escrita a partir de certos suportes e textos ligados às práticas femininas, buscando perceber o seu aparecimento, desaparecimento, reaparecimento em espaçostempos educativos e no currículo escolar. No meu trabalho, tratando das imagens contidas nos bordados, privilegio a cultura escrita da pessoa comum que aparecem em bordados, ou seja, as escritas bordadas, relacionando-as às questões acima colocadas, buscando perceber como encontram seu espaço no currículo escolar e em outras atividades humanas. Com toda a dificuldade encontrada em seus caminhos, essas mulheres continuam a bordar, para além de somente entender essa atividade como um trabalho ou obrigação, mas pela necessidade de falar, tecer suas histórias bordando identidades. São mulheres, avós, mães, filhas, casadas, solteiras, viúvas, mas, além disso, são bordadeiras.
Abstract: This paper provides a discussion on the standing of women in non-academic fields. I have researched - between the lines - the story of these women, trying to understand the changes that have taken place in school, more specifically in the school curriculum. I did so through studies on the issue of gender and daily practices, and observing the intersubjective relationship that they establish among themselves and with the world. I bring this written culture to my discussion net based on certain school material and on texts related to women s activities, seeking to understand how this culture appeared, disappeared and reappeared in educational time/fields, especially in school curriculum. In my paper I emphasize the written culture, more specifically the ordinary person s writings that are shown in embroideries, i.e., the embroidered writings, and relate them to the issues mentioned above, seeking to know how they find out their space in the school curriculum. In spite of all the difficulties in their lives, these women go on embroidering not because it s an obligation or a job, but due to their necessity of speaking up, weaving their stories, embroidering their identities. They are women, grandmothers, mothers, daughters, married, single, widowers, but besides all that, they are embroiderers.
Palavras-chave: Memory
Embroidery
Writing
Gender
Curriculum
Daily
Memória
Bordado
Escrita
Gênero
Imagem
Currículo
Cotidiano
Mulheres
Educação Feminina
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CHAGAS, Claudia Regina Ribeiro Pinheiro das. Memórias bordadas nos cotidianos e nos currículos. 2007. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10720
Data de defesa: 13-Mar-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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