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Tipo do documento: Dissertação
Título: O internetês vai a escola?
Título(s) alternativo(s): Does the internet dialect go to school?
Autor: Mendes, Fernanda Gabriel 
Primeiro orientador: Barreto, Raquel Goulart
Primeiro membro da banca: Goulart, Paulo Sergio Sgarbi
Segundo membro da banca: Zuin, Antônio álvaro Soares
Resumo: O presente estudo objetivou captar a percepção dos professores acerca do internetês , buscando entender como a escola tem lidado com as práticas de linguagem produzidas na internet a partir da relação entre seus usuários e a linguagem ali produzida. Para isso, foram expostos os aspectos sócio-políticoculturais das práticas de leitura e escrita, caracterizando os gêneros surgidos com a crescente utilização da internet, em sua estreita ligação com a linguagem e o suporte utilizado, tendo o hipertexto como uma possível revolução nas maneiras de ler e escrever. Além disso, foram necessárias distinções entre letramento e alfabetização em virtude da presença de textos tecidos por múltiplas linguagens. As particularidades, pontos de distinção e aproximações possíveis entre as práticas de leitura e escrita na internet e na escola foram postas, ao lado do internetês , como aspectos centrais do estudo. A Análise Crítica do Discurso foi utilizada como referencial, tendo a modalidade como categoria analítica, buscando através de questionários e entrevistas alcançar o objetivo proposto. Foi possível perceber que o internetês ainda é alvo de dúvidas e questionamentos, deixando a recontextualização do conceito de bidialetalismo funcional como proposta de trabalho.
Abstract: This work aimed at capturing of teachers perception about the new language practices on the internet, trying to figure out how schools are dealing with the relations between students and those practices. Social, political and cultural aspects of practices of reading and writing were focused so as to contextualize the new texts related to the increasing usage of internet, due to the connection between language and the used support, such as the hypertext, generally seen as a sort of revolution in reading and writing. Literacy is discussed in terms of the multiple languages (semiotic materials) involved. The divergences and the similarities found between reading and writing practices on the internet and at schools were analyzed in association with the new internet dialect as the central point. Critical discourse analysis was the main reference, being modality chosen as the entry point to the answers to the questionnaire and to the interviews. Since there are many doubts and discussions related to the so-called internet dialect, it was concluded that recontextualizing the notion of functional bi-dialectalism should be an alternative to deal with the questions involved.
Palavras-chave: Genres of texts
Reading and writing practices
Internet dialect
Functional bi-dialectalism
Gêneros textuais
Práticas de leitura e escrita
Internetês
Bidialetalismo funcional
Comunicação de massa e tecnologia
Realidade virtual
Escrita
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MENDES, Fernanda Gabriel. O internetês vai a escola?. 2009. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10721
Data de defesa: 17-Set-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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