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Tipo do documento: Dissertação
Título: Isto não é um jovem! A disputa pela identidade juvenil no currículo do ensino médio brasileiro
Título(s) alternativo(s): This is not a young person! The contest for youth identity in brazilian high school curriculum
Autor: Ribeiro, Priscila Campos 
Primeiro orientador: Leite, Miriam Soares
Primeiro membro da banca: Lopes, Alice Casimiro
Segundo membro da banca: Anhorn, Carmen Teresa Gabriel
Resumo: Muitas vezes ouvimos dizer que os jovens são grupo de risco e precisam ser educados e controlados em sua periculosidade. Ouve-se falar repetidas vezes do tal desinteresse em ir à escola, da falta de crença na instituição escolar e da pouca vontade de estudar. Ao mesmo tempo também ouvimos falar que a juventude é o futuro da nação. Mas qual o significado da juventude? Ao investigar as significações da identidade juvenil, no âmbito escolar, buscamos contribuir, nos estudos de currículo, para compreender sentidos e significados atribuídos a um grupo que é constante alvo de investimento de projetos de sociedade que queremos ser. Aos jovens são direcionadas diferentes propostas de sociedade a serem alcançadas, principalmente relacionadas à escola. Portanto, por meio de uma interlocução entre a teoria do discurso, que privilegia discussões pós-marxistas e pós-estruturalistas, e a teoria do currículo desenvolvida por Alice Lopes discutimos como a juventude pode ser significada. Para esta discussão utilizamos como base os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Plano Nacional de Educação e documentos presentes no site da Secretaria Nacional de Juventude Sabemos que a possibilidade de diferentes significações para a juventude é sempre presente e que as fixações são precárias, contingentes e não há qualquer mecanismo determinante que regule aprioristicamente a hegemonia destes e/ou de outros sentidos. Portanto, refletir sobre tais tentativas de fixação, em toda sua precariedade, é uma tentativa de desnaturalizar identidades hegemônicas, de entender sentidos fixados como construção
Abstract: We often hear that young people are a risk group and need to be educated and controlled in its danger. We often hear that they are disinterest in going to school, and about the lack of belief in the school and their unwillingness to study. At the same time we also hear that the youth is the future of the nation. However what is the meaning of youth? By investigating the meanings of youth identity in schools we seek help in curriculum studies, to understand meanings associated to a group that is increasingly targeted of investment projects of models of society we want to be. Different concepts of society are propose to young people to be achieved mostly relating to school. Therefore, through a dialogue between the theory of discourse, which emphasizes post-Marxist and poststructuralist discussions, and the curriculum theory developed by Alice Lopes, we discuss how society can be conceptualized. Complementing that discussion, we analyze the National Curriculum Parameters, the National Education Plan and documents present on the website of the National Youth. We know that is always present a possibility of different meanings for youth and the meanings that are fixed are precarious, contingent and there is no determining mechanism which can regulates the hegemony of these and other significations. Therefore to discuss such attempts of fixing, in all its precariousness, are an attempt to deconstruct hegemonic identities and to understand significations as a construction
Palavras-chave: Youth
School
Work
Curriculum policies
Discourse Theory
Juventude
Escola
Trabalho
Políticas de currículo
Teoria do discurso
Educação do adolescente
Ensino médio
Currículo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: RIBEIRO, Priscila Campos. Isto não é um jovem! A disputa pela identidade juvenil no currículo do ensino médio brasileiro. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10725
Data de defesa: 28-Ago-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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