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Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação física para jovens e adultos: estudo de feição etnográfica em escola pública do município do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Physical Education for youth and adults: an ethnographic study in a public school in Rio de Janeiro city
Autor: Gava, André Ribeiro Alves 
Primeiro orientador: Tura, Maria de Lourdes Rangel
Primeiro membro da banca: Ferreira, Marcia Serra
Segundo membro da banca: Dias, Rosanne Evangelista
Resumo: O objeto de estudos dessa dissertação é a Educação Física Escolar (EFE). O recorte de pesquisa está situado na EFE voltada ao ensino médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) promovido pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Primeiramente procurei realizar uma contextualização histórica de um período específico da história da EFE (em meados de 1980 e início de 1990), em que uma nova hegemonia se instituiu: um grupo que se auto-intitulou Pensamento Pedagógico Renovador da Educação Física (PPREF) e que cunhou a expressão Cultura Corporal do Movimento (CCM) como elemento hegemônico nas discussões curriculares para a área da EFE. Pretendo mostrar, através de estudos bibliográficos e estudo etnográfico -este desenvolvido em escola estadual pública situada no município do Rio de Janeiro e voltada exclusivamente para o público EJA-, como essa hegemonia se perpetuou/perpetua no poder ao pegar carona nas mudanças propostas para a educação ocorridas globalmente no referido período. Procuro discutir como a luta hegemônica traz consigo binarismos e limita o trabalho docente e as perspectivas educacionais. Binarismos que procuram, por exemplo, excluir o esporte da escola, tornando-o apto a ser um conteúdo escolar somente se vencer as barreiras da competição e tornar-se cooperativo. Nesse ponto argumento a favor de uma educação plural, na qual não se excluam uns conteúdos em detrimento de outros e que coexistam a educação moral e a educação por meio da estética, que no caso da Educação Física pode explorar o aprender pelo prazer, pela ação, por meio de aulas que não se restrinjam à sala de aula, algo que afirmo ter se tornado comum nas turmas de EF/EJA. Importante colocar que em todas as discussões que faço, procuro expressar minha opinião enquanto pesquisador e professor de Educação Física/EJA
Abstract: The object of studies of this dissertation is the Physical School Education (EFE). The research cútis located in the EFE geared towards high school in the modality of Youth and Adult Education (EJA) promoted by the State Department of Education of Rio de Janeiro. First, I made a historical contextualization of a especific period in the history of the EFE (in the mid-1980s and early 1990s), in which a new hegemony was instituted in power: a group that called itself Pedagogical Teaching Renewing Physical Education (PPREF) and coined the expression. Movement Body Culture (CCM) as a hegemonic element in the curricular discussions for the EFE area. I intend to show, through bibliographic studies and ethnographic study -this developed at a state-run public school located in the city of Rio de Janeiro and focused exclusively on the public EJA-, as this hegemony perpetuated/perpetuates itself in power by taking on the proposed changes to the Education in the period. I try to discuss how the hegemonic struggle brings with it binarisms and limits the teaching work and the educational perspectives. Binarisms that seek, for example, to exclude sport from school, making it apt to be a school contente only if it overcomes the barriers of competition and becomes cooperative. At this point I argue for a plural education, in which contente is not excluded to the detrimento of other sand that moral education and education coexist through a esthetics, which in the case of Physical Education can explore learning by pleasure, by action, through classes that are not restricted to the classroom, which I claim to have become common in EF/EJA classes. It is important to say that in all the discussions I do, I try to express my opinion as a researcher and teacher of Physical Education/EJA
Palavras-chave: Physical Education
Culture
Curriculum
Youth and Adult Education
Sport
Cultura
Esporte
Educação de jovens e adultos Rio de Janeiro (RJ)
Educação Física Rio de Janeiro (RJ)
Currículos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GAVA, André Ribeiro Alves. A educação física para jovens e adultos: estudo de feição etnográfica em escola pública do município do Rio de Janeiro. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10726
Data de defesa: 11-Abr-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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