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Tipo do documento: Dissertação
Título: Neidson Rodrigues e o primeiro Congresso Mineiro de Educação : história, pensamento e ação na reconstrução democrática dos anos 80
Autor: Araujo, Ubaldo Dutra de 
Primeiro orientador: Faria, Lia Ciomar Macedo de
Primeiro membro da banca: Frigotto, Gaudêncio
Segundo membro da banca: Peixoto Filho, José Pereira
Resumo: A presente dissertação analisa a inserção do campo educacional no contexto político da transição democrática dos anos 80, focalizando o I Congresso Mineiro de Educação e seu principal idealizador, o educador Neidson Rodrigues, destacando, ao mesmo tempo, a participação do professorado mineiro nas lutas sociais do período. O estudo sinaliza que o Congresso Mineiro de Educação se justifica muito mais pelo que representou como elemento organizador do movimento de oposição do professorado mineiro ao regime autoritário, do que efetivamente pelo sentido de apontar soluções para os complexos problemas educacionais da época. Por outro lado, ressalta ainda a contribuição de Neidson Rodrigues ao processo de deslegitimação dos governos militares, a partir da proposta de esvaziamento da lógica autoritária na educação, através do seu projeto de uma nova escola, comprometida com a formação integral do ser humano. Portanto, seu pensamento se contrapõe ao projeto educacional do regime militar, cuja prioridade estava voltada para atender às necessidades de reprodução do capital.
Abstract: This dissertation analyzes the insertion of the educational area into the political context of the democratic transition of the 80´s. It focuses on the First Education Congress of Minas Gerais and its main idealizer, the educator Neidson Rodrigues and, at the same time, it emphasizes the participation of teachers in the social struggles of that period. The findings suggest that the Education Congress may be considered much more by its role in organizing the opposition of teachers to the military regime in Brazil than effectively searching for solutions for the complex educational problems of the time. In this regard, Neidson Rodrigues contributed to unlegitimize the military governments by emptying their educational project of a new school which pledged the integral formation of the human being. Therefore, his thoughts opposed the educational project of the regime, whose priorities were directed to meet the needs of strengthening the capital.
Palavras-chave: Education Congress of Minas Gerais
Nineteen eighties
Congresso Mireiro de Educação
Associativismo docente
Anos 1980
Rodrigues, Neidson, 1942 -2003
Educação História Minas Gerais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ARAUJO, Ubaldo Dutra de. Neidson Rodrigues e o primeiro Congresso Mineiro de Educação : história, pensamento e ação na reconstrução democrática dos anos 80. 2009. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10728
Data de defesa: 30-Abr-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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