Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10733
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os cibervídeos na educação online: uma pesquisa-formação na cibercultura |
Título(s) alternativo(s): | Cyber videos in online education: a research-formation in cyberculture |
Autor: | Souza, Vivian Martins Lopes de ![]() |
Primeiro orientador: | Santos, Edméa Oliveira dos |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Ivana Bentes |
Segundo membro da banca: | Santos, Rosemary dos |
Terceiro membro da banca: | Gasse, Stéphanie |
Resumo: | Os vídeos ganharam destaque com a potência do digital em rede, principalmente a partir da convergência de aplicativos nos dispositivos móveis, possibilitando gravar, editar e publicar mídias em poucos minutos. Suas potencialidades para a educação na cibercultura demandam novas práticas pedagógicas que possam reforçar a interatividade entre os sujeitos, proporcionando aprendizagens significativas. A presente dissertação apresenta como objetivo geral compreender como os vídeos vêm se materializando e circulando no ciberespaço e, mais especificamente, na educação online, desenvolvendo, em contexto de pesquisa-formação na cibercultura, práticas de produção de gêneros de cibervídeos. E busca responder a questões como: Quais são as singularidades do audiovisual na internet, tendo em vista as alterações tecnológicas e a criação de vídeos em contextos diversos do cotidiano? Quais as potencialidades dos vídeos na educação e mais especificamente na educação em tempos de cibercultura? E quais atividades podem ser desenvolvidas utilizando as interfaces digitais para potencializar a autoria de vídeos pelos docentes, tendo em vista a crescente atualização dos softwares, aplicativos e práticas audiovisuais na educação online? Nela é utilizada como método a pesquisa-formação na cibercultura (SANTOS, 2014), articulada com os pressupostos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos (ALVES, 2008). O contexto foi o da disciplina Tecnologias e Educação, da Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde acionamos o dispositivo de pesquisa denominado Oficina de Produção de Cibervídeos , possibilitando a produção de sentidos e de narrativas audiovisuais, imagéticas e textuais, contribuindo para a compreensão dos questionamentos que ampararam a pesquisa. Como resultado, há três noções subsunçoras: Formação para a videodocência na cibercultura, Táticas audiovisuais: bricolagem e mixagem com vídeos, e Produção interativa de vídeos. Dessa forma, dialoga-se com os vídeos contemporâneos buscando estimular a noção de autoria docente e compartilhamento em rede, mobilizando saberes para a produção de vídeos com usos na educação online |
Abstract: | The videos get prominence with the power of digital network, mainly from the convergence of applications on mobile devices, making it possible to record, edit and publish media in a few minutes. Its potentialities for education in cyberculture demand new pedagogical practices that can reinforce interactivity between the subjects, providing meaningful learning. This dissertation aims to understand how videos have been materialized and circulated in cyberspace and, more specifically, online education, developing, in the context of research-formation in cyberculture, practices of production of cyber videos genres. Moreover, it seeks to answer questions such as: what are the singularities of audiovisual on the internet, at technological changes and the creation of videos in different contexts of quotidian life? What are the potential of videos in education and more specifically in education in times of cyberculture? In addition, what activities can be developed using the digital interfaces to enhance the authorship of videos by teachers, in view of the growing update of software, applications and audiovisual practices in online education? It is used as a method of research-training in cyberculture, articulated with the presuppositions of the research in / with / to the quotidian. The context was curriculum component Technology and Education, from the University graduate in Pedagogy of the University of the State of Rio de Janeiro, where we activated the research device called "Cyber videos Production Workshop", enabling the production of audiovisual senses and audiovisual, of images and textual narratives, contributing to the understanding of the questions that supported the research. As a result, there are three subsumption notions: Formation for videoteaching in cyberculture, Audiovisual tactics: bricolage and video mixing, and Interactive video production. In this way, dialogue with contemporary videos seeks to stimulate the notion of teaching authorship and network sharing, mobilizing knowledge for the production of videos with uses in online education |
Palavras-chave: | Cyber videos Online Education Research-Formation in Cyberculture Quotidians Video teaching Audiovisual tactics Interactive video production Cibervídeos Educação Online Pesquisa-formação na Cibercultura Cotidianos Videodocência Táticas audiovisuais Produção interativa de vídeos Educação Vídeos Docência |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SOUZA, Vivian Martins Lopes de. Os cibervídeos na educação online: uma pesquisa-formação na cibercultura. 2017. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10733 |
Data de defesa: | 5-Set-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissert_Vivian M L de Sousa.pdf | 3,12 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.