Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10734
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um viva à diversidade textual: dos clássicos aos quadrinhos no ensino da língua estrangeira livro didático e HQ no cotidiano do ensino da língua espanhola
Título(s) alternativo(s): ¡Viva la diversidad textual: los clásicos a los cómics en la enseñanza de lenguas extranjeras - libro de texto y HQ en la enseñanza cotidiana de la lengua española
Autor: Panaro, Fernanda Barroso 
Primeiro orientador: Goulart, Paulo Sergio Sgarbi
Primeiro coorientador: Costa, Claudia Estevam
Primeiro membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Segundo membro da banca: Santos, Ana Cristina dos
Resumo: Durante muitos anos, as histórias em quadrinhos foram acusadas de prejudicar o rendimento escolar dos jovens alunos. Esse foi o principal argumento para mantê-los afastados do processo de ensino/aprendizagem. Porém, gradativamente essa resistência foi abrandada e, atualmente, os parâmetros oficiais do sistema educacional recomendam a utilização de inúmeras mídias nas atividades linguísticas, e os livros didáticos empregam os quadrinhos na composição das aulas. Sendo assim, esse trabalho propõe analisar livros didáticos sob a ótica da análise do discurso e dos teóricos da educação e verificar como as histórias em quadrinhos são abordadas na construção do conhecimento. Cabe ressaltar que essa pesquisa voltou-se para o ensino de espanhol como língua estrangeira, enquanto componente da grade curricular regular do Colégio Federal Pedro II
Abstract: Durante muchos años, los cómics fueron acusados de dañar el rendimiento académico de los jóvenes estudiantes. Este fue el principal argumento para mantenerlos alejados de los procesos de enseñanza / aprendizaje. Sin embargo, esta resistencia se suavizó gradualmente y en la actualidad los parámetros oficiales del sistema educativo recomienda el uso de numerosos medios de comunicación en actividades de lenguaje, y los libros de texto emplean los cómics en clases de composición. Por lo tanto, este trabajo se propone analizar la enseñanza desde la perspectiva del análisis del discurso y libros de educación teórica y ver cómo se abordan los cómics en la construcción del conocimiento. Tenga en cuenta que esta investigación se volvió hacia la enseñanza del español como lengua extranjera, mientras que el plan de estudios regular del componente de Pedro II Colegio Federal
Palavras-chave: Educación
Todos los días
Comic
Lengua extranjera
Educação
Cotidiano
História em quadrinhos
Língua estrangeira
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PANARO, Fernanda Barroso. Um viva à diversidade textual: dos clássicos aos quadrinhos no ensino da língua estrangeira livro didático e HQ no cotidiano do ensino da língua espanhola. 2011. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10734
Data de defesa: 30-Ago-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.