Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10736
Tipo do documento: Dissertação
Título: Cineclube na escola: encontros com alunos de turma de aceleração e curtas-metragens no espaçotempo escolar
Título(s) alternativo(s): Movieclub at school: meetings with students in accelaration projectas and short films in school spacetimes
Autor: Silva, Helena de Oliveira 
Primeiro orientador: Alves, Nilda Guimarães
Primeiro membro da banca: Louzada, Virgínia Cecilia da Rocha
Segundo membro da banca: Andrade, Nivea Maria da Silva
Terceiro membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Quarto membro da banca: Soares, Maria da Conceição Silva
Resumo: O presente trabalho se propõe a pensar o uso do audiovisual compondo as práticasteorias escolares e consequentemente os currículos nos espaçostempos escolares. Em consonância com as pesquisas desenvolvidas no grupo de pesquisa Currículo, Redes Educativas e Imagens do Laboratório de Educação e Imagem da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, esta pesquisa contou com os estudos de autores como CERTEAU, ALVES, OLIVEIRA, SANTOS, FERRAÇO, entre outros para compor uma discussão acerca da pesquisa nos/dos/com os cotidianos. Em seguida, discorremos o entendimento das imagens como personagens conceituais buscando em DELEUZE; GUATTARI e ALVES o diálogo necessário para desenvolver o mote da pesquisa o cineclube na escola. A discussão acerca dos clichês (DELEUZE) foi incorporada buscando apresentar possíveis quebras nos cotidianos escolares por docentes e discentes ao assistirem filmes. A empiria da pesquisa foi desenvolvida através dos encontros do cineclube em uma escola municipal com estudantes da turma de aceleração no ano de 2016. Na busca de compreender a existência de turmas de aceleração no ensino público da cidade de Niterói dialogamos com CARRANO; BRENNER, FREITAS e ESTEBAN de forma a pensar nos modos de avaliação escolar que encontram nestas turmas meios de contornar a distorção idade ano escolar. A pesquisa produziu conhecimentossignificações acerca dos curtas-metragens e filmes assistidos tanto nos encontros com os alunos, como a partir das discussões nos encontros do grupo de pesquisa durante o curso de mestrado e durante o estudo para a sua realização ao longo desses dois anos
Abstract: The present work proposes to think about the way we use the audiovisual composing the school theoriespratices and consequently the curriculuns in the school espacestimes . In line with the researches developed in the research group Curriculum, educational networks and images of the images laboratory of the educational college of the Rio de Janeiro State University, this research count on with the studies of authors like CERTEAU, ALVES, OLIVEIRA, SANTOS, FERRAÇO, among others to compose an discussion about the research in/from/with daily experiences. Then, we discussed the understanding about the images like conceptual charaters with DELEUZE; GUATTARI and ALVES to develop the idea of the school movieclub. The discussion about clichés (DELEUZE) was incorporated seeking to present possible breaks in school daily experiences of teachers and students watching movies. The empirical experience was developed through meetings of the movieclub in a municipal school with students in a accelaration projects in 2016. Seeking to understand this groups of students in public education we dialog with authors like CARRANO; BRENNER, FREITAS and ESTEBAN to think about the modes of school evaluation and the means of getting around the differences between age an school year. The researche produced knowledge about short films and films in the meetings with the students and in the meetings with the research group during the master's degree course in these two years
Palavras-chave: Images
School spacestimes
Daily experiences
Curriculum
Espaçotempo escolar
Cotidianos
Educação
Currículo
Imagens
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Helena de Oliveira. Cineclube na escola: encontros com alunos de turma de aceleração e curtas-metragens no espaçotempo escolar. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10736
Data de defesa: 15-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Helena de O Silva.pdf1,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.