Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10736
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Cineclube na escola: encontros com alunos de turma de aceleração e curtas-metragens no espaçotempo escolar |
Título(s) alternativo(s): | Movieclub at school: meetings with students in accelaration projectas and short films in school spacetimes |
Autor: | Silva, Helena de Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Alves, Nilda Guimarães |
Primeiro membro da banca: | Louzada, Virgínia Cecilia da Rocha |
Segundo membro da banca: | Andrade, Nivea Maria da Silva |
Terceiro membro da banca: | Berino, Aristóteles de Paula |
Quarto membro da banca: | Soares, Maria da Conceição Silva |
Resumo: | O presente trabalho se propõe a pensar o uso do audiovisual compondo as práticasteorias escolares e consequentemente os currículos nos espaçostempos escolares. Em consonância com as pesquisas desenvolvidas no grupo de pesquisa Currículo, Redes Educativas e Imagens do Laboratório de Educação e Imagem da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, esta pesquisa contou com os estudos de autores como CERTEAU, ALVES, OLIVEIRA, SANTOS, FERRAÇO, entre outros para compor uma discussão acerca da pesquisa nos/dos/com os cotidianos. Em seguida, discorremos o entendimento das imagens como personagens conceituais buscando em DELEUZE; GUATTARI e ALVES o diálogo necessário para desenvolver o mote da pesquisa o cineclube na escola. A discussão acerca dos clichês (DELEUZE) foi incorporada buscando apresentar possíveis quebras nos cotidianos escolares por docentes e discentes ao assistirem filmes. A empiria da pesquisa foi desenvolvida através dos encontros do cineclube em uma escola municipal com estudantes da turma de aceleração no ano de 2016. Na busca de compreender a existência de turmas de aceleração no ensino público da cidade de Niterói dialogamos com CARRANO; BRENNER, FREITAS e ESTEBAN de forma a pensar nos modos de avaliação escolar que encontram nestas turmas meios de contornar a distorção idade ano escolar. A pesquisa produziu conhecimentossignificações acerca dos curtas-metragens e filmes assistidos tanto nos encontros com os alunos, como a partir das discussões nos encontros do grupo de pesquisa durante o curso de mestrado e durante o estudo para a sua realização ao longo desses dois anos |
Abstract: | The present work proposes to think about the way we use the audiovisual composing the school theoriespratices and consequently the curriculuns in the school espacestimes . In line with the researches developed in the research group Curriculum, educational networks and images of the images laboratory of the educational college of the Rio de Janeiro State University, this research count on with the studies of authors like CERTEAU, ALVES, OLIVEIRA, SANTOS, FERRAÇO, among others to compose an discussion about the research in/from/with daily experiences. Then, we discussed the understanding about the images like conceptual charaters with DELEUZE; GUATTARI and ALVES to develop the idea of the school movieclub. The discussion about clichés (DELEUZE) was incorporated seeking to present possible breaks in school daily experiences of teachers and students watching movies. The empirical experience was developed through meetings of the movieclub in a municipal school with students in a accelaration projects in 2016. Seeking to understand this groups of students in public education we dialog with authors like CARRANO; BRENNER, FREITAS and ESTEBAN to think about the modes of school evaluation and the means of getting around the differences between age an school year. The researche produced knowledge about short films and films in the meetings with the students and in the meetings with the research group during the master's degree course in these two years |
Palavras-chave: | Images School spacestimes Daily experiences Curriculum Espaçotempo escolar Cotidianos Educação Currículo Imagens |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Helena de Oliveira. Cineclube na escola: encontros com alunos de turma de aceleração e curtas-metragens no espaçotempo escolar. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10736 |
Data de defesa: | 15-Ago-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissert_Helena de O Silva.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.