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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10739
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Redes educativas e intolerância religiosa: uma narrativa com Kayllane |
Título(s) alternativo(s): | Educational networks and religious intolerance: a narrative with Kayllane |
Autor: | Rodrigues, Maria do Carmo de Morais Mata |
Primeiro orientador: | Alves, Nilda Guimarães |
Primeiro membro da banca: | Soares, Maria da Conceição Silva |
Segundo membro da banca: | Andrade, Nivea Maria da Silva |
Resumo: | O caso Kayllane iniciou-se com um atentado de intolerância religiosa sofrido em 2015. Através desse fato, traço uma narrativa dos principais acontecimentos envolvendo suas vivências e de outras crianças sobre o assunto. Exponho conceitos sobre tolerância com Freire e Andrade e revelo algumas denúncias de intolerância religiosa em escolas com Caputo. Narro experiências de tolerância religiosa e, por fim, trago possíveis caminhos com Candau. A presente dissertação tem a pretensão de promover um diálogo entre educadores em diversas redes educativas sobre o quão nociva é a intolerância religiosa e, ainda, que é possível trazer essas vivências cotidianas para o debate aberto, plural e com a clara intenção de desmistificar preconceitos e estabelecer o respeito. O entendimento de que as redes educativas diversas estão em permanente diálogo se dá a partir da noção de que os conhecimentossignificações são tecidos em rede, de modo rizomático e complexo, a partir dos autores Alves, Macedo, Manhães e Oliveira |
Abstract: | The Kayllane affair began with an attack of religious intolerance suffered in 2015. Through this fact, I draw a narrative of the main events involving their experiences and of other children on the subject. I expose concepts about tolerance with Freire and Andrade and reveal some denunciations of religious intolerance in schools with Caputo. I narrate experiences of religious tolerance, and finally bring possible paths with Candau. This dissertation intends to promote a dialogue among educators in various educational networks about the harmfulness of religious intolerance and also that it is possible to bring these everyday experiences into a open plural debate and with the clear intention to demystify prejudices and Establish respect. The understanding that the diverse educational networks are in permanent dialogue is based on the notion that the knowledge significations are woven in a network, rhizomatic and complex way, from the authors Alves, Macedo, Manhães and Oliveira |
Palavras-chave: | Religious Intolerance Educational Networks School Everyday Digital Activism Intolerância Religiosa Redes Educativas Cotidianos Escolares Ativismo Digital Educação Religião Redes sociais on-line |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | RODRIGUES, Maria do Carmo de Morais Mata. Redes educativas e intolerância religiosa: uma narrativa com Kayllane. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10739 |
Data de defesa: | 8-Ago-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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