Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10739
Tipo do documento: Dissertação
Título: Redes educativas e intolerância religiosa: uma narrativa com Kayllane
Título(s) alternativo(s): Educational networks and religious intolerance: a narrative with Kayllane
Autor: Rodrigues, Maria do Carmo de Morais Mata 
Primeiro orientador: Alves, Nilda Guimarães
Primeiro membro da banca: Soares, Maria da Conceição Silva
Segundo membro da banca: Andrade, Nivea Maria da Silva
Resumo: O caso Kayllane iniciou-se com um atentado de intolerância religiosa sofrido em 2015. Através desse fato, traço uma narrativa dos principais acontecimentos envolvendo suas vivências e de outras crianças sobre o assunto. Exponho conceitos sobre tolerância com Freire e Andrade e revelo algumas denúncias de intolerância religiosa em escolas com Caputo. Narro experiências de tolerância religiosa e, por fim, trago possíveis caminhos com Candau. A presente dissertação tem a pretensão de promover um diálogo entre educadores em diversas redes educativas sobre o quão nociva é a intolerância religiosa e, ainda, que é possível trazer essas vivências cotidianas para o debate aberto, plural e com a clara intenção de desmistificar preconceitos e estabelecer o respeito. O entendimento de que as redes educativas diversas estão em permanente diálogo se dá a partir da noção de que os conhecimentossignificações são tecidos em rede, de modo rizomático e complexo, a partir dos autores Alves, Macedo, Manhães e Oliveira
Abstract: The Kayllane affair began with an attack of religious intolerance suffered in 2015. Through this fact, I draw a narrative of the main events involving their experiences and of other children on the subject. I expose concepts about tolerance with Freire and Andrade and reveal some denunciations of religious intolerance in schools with Caputo. I narrate experiences of religious tolerance, and finally bring possible paths with Candau. This dissertation intends to promote a dialogue among educators in various educational networks about the harmfulness of religious intolerance and also that it is possible to bring these everyday experiences into a open plural debate and with the clear intention to demystify prejudices and Establish respect. The understanding that the diverse educational networks are in permanent dialogue is based on the notion that the knowledge significations are woven in a network, rhizomatic and complex way, from the authors Alves, Macedo, Manhães and Oliveira
Palavras-chave: Religious Intolerance
Educational Networks
School Everyday
Digital Activism
Intolerância Religiosa
Redes Educativas
Cotidianos Escolares
Ativismo Digital
Educação
Religião
Redes sociais on-line
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: RODRIGUES, Maria do Carmo de Morais Mata. Redes educativas e intolerância religiosa: uma narrativa com Kayllane. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10739
Data de defesa: 8-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Maria do Carmo de M M Rodrigues.pdf3,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.