Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10742
Tipo do documento: Dissertação
Título: Relações entre a produção de texto e o ensino de gramática: um olhar para a prática em sala de aula
Título(s) alternativo(s): Relationship between text production and grammar teaching: a look at the practice in the classroom
Autor: Pinto, Loide Leite Aragão 
Primeiro orientador: Senna, Luiz Antônio Gomes
Primeiro membro da banca: Leite, Siomara Borba
Segundo membro da banca: Scheffel, Marcos Vinícius
Resumo: O objetivo desse trabalho é analisar a proposta metodológica de ensino de língua portuguesa desenvolvida no Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Cabo Frio, projeto de extensão da universidade que atuou na região de Cabo frio de 2008 a 2016. Deste modo, procuramos entender como essas estratégias de ensino se organizaram e seus pressupostos norteadores. Discutimos a questão dos direitos e garantias educacionais estabelecidos na Constituição brasileira (1988), e demais Leis (BRASIL, 1996), Diretrizes e parâmetros (BRASIL, 1997,1998) norteadores do ensino. Dissertamos acerca do que é o ensino de língua portuguesa para a autonomia cidadã e o papel dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na orientação e organização do currículo no ensino fundamental e suas metas e objetivos para o ensino da língua portuguesa. Analisa-se a questão da formação para a cidadania e os objetivos gerais do ensino de língua portuguesa associado às ampliadas gerações de direito, cujo emaranhado de leis visa a uma educação do cidadão que o torne capaz de circular nos diferentes espaços públicos. Trabalhamos com as contribuições de Vygotsky (1993, 2008, 2010) em torno da psicologia cultural, da linguagem e da educação. Com Bruner (1997, 2001), discutimos a relação entre cultura e modos de pensamento paradigmático e narrativo, ampliando o tema com as contribuições de Senna (2000, 2003). À luz desses pressupostos, apresentamos a metodologia de ensino de língua portuguesa aplicada à produção escrita com os alunos da turma de nono ano do ensino fundamental do ano de 2014. Descrevemos como esse instrumento metodológico foi tomando forma ao longo dos anos de atuação do projeto e discutimos de que modo esta proposta de ensino contribuiu para o ensino de língua portuguesa na dimensão do trabalho com o gênero textual relatório, pautada na teoria e pressupostos de Vygotsky (1998 2010 2011) de teoria da atividade, Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e trabalho como princípio educativo. Em nossa conclusão, observamos que a promoção da aprendizagem da língua portuguesa, desenvolvida no confronto entre as estratégias de produção de texto escrito, considerando a lógica narrativa e cartesiana de elaboração da mensagem, é o grande mote do ensino cooperativo
Abstract: The objective of this work is to discuss and to analyze the proposal of Portuguese language teaching methodology developed in Polytechnic Institute of Federal University of Rio de Janeiro/ IPUFRJ in the city of Cabo Frio, an extension project of the university that had been developed in the region of Cabo Frio from 2008 to 2016. In this way, we try to understand how these strategies of teaching were organized and their guiding assumptions. We discuss the issue of educational rights and guarantees established in the Brazilian Constitution (1988), and other Laws (BRASIL, 1996), Guidelines and parameters (BRASIL, 1997, 1998). We discuss about the paper of the Portuguese teaching in the promotion of an autonomous citizen and the role of the National Curriculum Parameters (PCN) in the orientation and organization of the curriculum in primary education and its goals and objectives for Portuguese teaching. We analyze the question of the citizenship promotion and the general objectives of the mother tongue in association with the new dimensions of fundamental rights, whose entanglement of laws aims a citizen's education that makes us able to circulate in different public spaces. We work with the contributions of Vygotsky (1993, 2008, 2010) of cultural psychology, language and education. With Bruner (1997, 2001) we discuss the relationship between culture and Modes of Thought: Narrative/Paradigmatic modes, expanding the theme with the contributions of Senna (2000, 2003). In the light of these assumptions, we present the written methodology of Portuguese teaching applied with the students of the ninth grade of second segment of the basic school in 2014. We describe how this methodological instrument was taking shape over the years in the school and we discuss how the teaching proposal contributed to the teaching of Portuguese language in the dimension of textual genre, report. This work was inspired in Vygotsky (1998-2010) activity theory, Proximal Development Zone and in the labor as an educational principle. In our conclusion, we observe that the results achieved in the proposal of Portuguese language teaching was promoted by the collaborative learning, between teacher and students, and by reflection that was developed by the students about the necessity of the uses of different strategies when we are producing texts in different logics of organization
Palavras-chave: Teaching-learning
Citizen education
Portuguese
Textual production
Ensino-aprendizagem
Formação cidadã
Produção textual
Educação
Aprendizagem
Língua Portuguesa
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PINTO, Loide Leite Aragão. Relações entre a produção de texto e o ensino de gramática: um olhar para a prática em sala de aula. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10742
Data de defesa: 9-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Loide L A Pinto.pdf1,69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.