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Tipo do documento: Dissertação
Título: 12 anos (2003-2015)de Educação Infantil na UERJ: entre teses e dissertações
Título(s) alternativo(s): 12 years (2003-2015) Early Childhood Education UERJ: among theses and dissertations
Autor: Silva, Anne Patricia Pimentel N. da 
Primeiro orientador: Vasconcellos, Vera Maria Ramos de
Primeiro membro da banca: Pereira, Rita Marisa Ribes
Segundo membro da banca: Tavares, Maria Tereza Goudard
Terceiro membro da banca: Ferreira, Maria Manuela Martinho
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo desenvolver um Estado do Conhecimento das teses e dissertações das temáticas Infância, Educação Infantil e Creche, produzidas nos quatro Programas de Pós-graduação em Educação da UERJ, no período de 2003 a 2015. No processo de levantamento das produções científicas cadastradas no banco de teses e dissertações da CAPES, iniciamos pelo termo de busca mais amplo Infância, passamos pela Educação Infantil e chegamos ao termo mais incluso Creche, foco de aprofundamento da nossa pesquisa. A opção de analisar criticamente a Creche está ligada à necessidade de resgatar as produções concomitantes ao momento histórico em que o poder público municipal da cidade do Rio de Janeiro transferiu oficialmente as creches, antes sob a gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social SMDS, para a Secretaria Municipal de Educação SME. A importância deste estudo não está somente nas informações levantadas (aspecto quantitativo), mas, nos diagnósticos da Educação Infantil encontrados nesses estudos, em especial da Creche, que revelam as especificidades (aspecto qualitativo) deste campo. A pesquisa adota os procedimentos metodológicos que fazem parte de uma revisão bibliográfica e outros instrumentos específicos são utilizados, como o mapa conceitual visando analisar criticamente os textos. Nessa direção, apresentamos as temáticas de maior interesse dos pesquisadores, seus objetivos, suas metodologias, os instrumentos e resultados que influenciam novas pesquisas e os fazeres pedagógicos. Utilizamos como referenciais teóricos da pesquisa, autores renomados que emergiram desses estudos do campo da Infância, como: Rosemberg (1984); Kulhmann (1988); Kramer, (1987); Vasconcellos (2003;2005; 2008;2015); Aquino (2008); Ribes (2012) Campos (2012); Guimarães (2008); Frangella (2006); Corsino (2003); Rossetti-Ferreira (2005), dentre outros. A partir do corpus de análise formado por 67 teses e dissertações, emergiram os eixos temáticos caracterizando as especificidades de cada campo. A pesquisa revela que existe um crescimento de opções metodológicas que têm assumido as crianças maiores (acima de 5 anos de idade) como protagonistas das pesquisas. A formação dos profissionais que atuam com bebês e as crianças pequenas também tem sido a temática mais frequente dos estudos sobre a Educação Infantil. Por fim, nos trabalhos que versam sobre a Creche este tema também assume a centralidade das pesquisas. A busca pela aproximação família e creche surge como uma das particularidades das ações deste contexto educativo. Com este estudo, visamos contribuir para o fortalecimento deste campo de pesquisa na UERJ e para a construção de práticas pedagógicas de qualidade para a Educação Infantil, em especial as creches púbicas municipais
Abstract: This thesis aims to develop a state of knowledge of theses and dissertations of Childhood themes, Kindergarten and Nursery, produced in the four Graduate Programs in Education UERJ, from 2003 to 2015. In the survey process Productions scientific registered in the database of theses and dissertations of CAPES, started by the broader search term Childhood, we passed the childhood education and got to the term more inclusive Creche, deepening focus of our research. The option to critically analyze the Creche is linked to the need to rescue the concomitant production to the historical moment in which the municipal government of the city of Rio de Janeiro officially transferred nurseries before under the management of the Municipal Social Development - SMDS to the City Department of Education - SME. The importance of this study is not only the information gathered (quantitative aspect), but in the diagnosis of early childhood education found in these studies, particularly the Creche, which reveal the specific (qualitative aspect) of this field. The survey adopts the methodological procedures that are part of a literature review and other specific instruments are used as the conceptual map aimed to critically analyze the texts. In this direction, we present the topics of greatest interest to researchers, their goals, their methods, tools and results that influence new research and teaching doings. We use as theoretical research, renowned authors who have emerged from these studies the field of childhood, such as: Rosemberg (1984); Kuhlmann (1988); Kramer, (1987); Vasconcellos (2003; 2005; 2008; 2015); Aquino (2008); Ribes (2012) Fields (2012); Guimaraes (2008); Frangella (2006); Corsino (2003); Rossetti-Ferreira (2005), among others. From the analysis of corpus consists of 67 theses and dissertations, emerged the themes characterizing the specific features of each field. The research reveals that there is a growth of methodological options that have taken older children (over 5 years) as protagonists of research. The training of professionals working with infants and children has also been the most frequent subject of studies on childhood education. Finally, in the works that deal with the Creche this topic also assumes the centrality of research. The search for family day care approach and emerges as one of the peculiarities of the actions of this educational context. With this study, we aim to contribute to the strengthening of this research field in the UERJ and the construction of educational quality practices for Early Childhood Education in space pubic municipal kindergartens
Palavras-chave: Knowledge State
Childhood
Child education
Estado do Conhecimento
UERJ
Educação
Infância
Educação Infantil
Creche
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Anne Patricia Pimentel N. da. 12 anos (2003-2015)de Educação Infantil na UERJ: entre teses e dissertações. 2016. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10745
Data de defesa: 13-Out-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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