Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10746
Tipo do documento: Dissertação
Título: Produtivismo científico: um projeto para o ensino superior brasileiro? Um estudo a partir dos Planos Nacionais de Pós-Graduação
Título(s) alternativo(s): Scientific Productivism: a project for the brazilian postgraduate? A study based on the National Postgraduate Plans
Autor: Lima, Bárbara Dana 
Primeiro orientador: Leite, Siomara Borba
Primeiro membro da banca: Leite, Miriam Soares
Segundo membro da banca: Vilaça, Murilo Mariano
Resumo: Produtivismo científico refere-se a um amplo campo de debate que discute os processos de fomento e intensificação das publicações científicas ocorridos nas últimas cinco décadas, bem como às (re)configurações que aconteceram no campo do ensino superior em função da supervalorização da pesquisa em vista do ensino e da extensão. Próximo a essa esfera do produtivismo, mas não subsumidos a ela, encontram-se os debates sobre Cultura da Performatividade, conforme pensada por Stephen Ball. Produtivismo e Performatividade são espaços de teorização que guardam diferenças em relação a como perspectivam as práticas de produção e avaliação de conhecimento na atualidade; entretanto, por se debruçarem sobre um mesmo conjunto de questões, incorrem em semelhanças analítico-discursivas que podem ser pensadas como atravessamentos entre essas duas áreas. A presente pesquisa, através da construção de um estudo exploratório e desintencionado em termos de preferências teóricas, buscou, num primeiro momento, reconhecer quais questões sobressaem de modo transversal a esses dois campos de debate. As questões pressão por publicação, avaliação acadêmica e mercadorização do conhecimento foram as que mais sobressaíram, sendo a avaliação a mais destacada e debatida entre elas. A partir disso, a fim de compreender melhor como estruturam-se as políticas avaliativas do/para o ensino superior no Brasil, num segundo momento, esta pesquisa se dedicou à elaboração de uma análise documental dos Planos Nacionais de Pós-Graduação. Tendo, a partir da análise dos Planos, reconhecido a avaliação como carregada de força e intencionalidade política, o presente estudo buscou, num terceiro momento, discutir a questão das políticas de avaliação acadêmica articulando-as àquilo que se chama produtivismo científico e-ou cultura da performatividade, perspectivando esse debate através de teóricos formados no campo da educação. A conclusão do estudo aponta para a possibilidade de se compreender o produtivismo científico (e a cultura da performatividade) como um movimento de debates carregado de forças políticas que, n alguma medida, atua como projeto voltado para a reconfiguração do sistema de ensino superior brasileiro
Abstract: Scientific productivity refers to a wide field of debate that discusses the processes of fomentation and intensification of the scientific publications occurred in the last five decades, as well as to the (re) configurations that happened in the field of higher education due to the overvaluation of the research in view teaching and extension. Next to this sphere of productivism, but not subsumed to it, are the debates on Culture of Performativity, as thought by Stephen Ball. Productivism and Performativity are spaces of theorizing that keep differences in relation to how the practices of production and evaluation of knowledge in the present day are viewed; however, by looking at the same set of questions, they incur analytic-discursive similarities that can be thought of as "crossings" between these two áreas. The present research, through the construction of an exploratory and unintentional study in terms of theoretical preferences, sought, at first, to recognize which issues stand out transversally to these two fields of debate. The issues of publication pressure and academic evaluation in the field of knowledge were the ones that stood out the most and the evaluation was the most outstanding and debated among them. From this, in order to better understand how the evaluation policies of the / for higher education in Brazil are structured, secondly, this research was dedicated to the elaboration of a documentary analysis of the National Postgraduate Plans (Plano Nacional de Pós-graduação). Having, from the analysis of the Plans, recognized the evaluation as loaded with political force and intentionality, the present study sought, in a third moment, to discuss the issue of academic evaluation policies articulating them to what is called scientific productivism and / or culture of performativity, looking at this debate through theoreticians trained in the field of education. The conclusion of the study points to the possibility of understanding scientific productivism (and the culture of performativity) as a movement of debates laden with political forces that, to some extent, acts as a project aimed at the (re)configuration of the Brazilian higher education system
Palavras-chave: Scientific productivity
Culture of performativity
Academic evaluation policies
Produtivismo científico
Cultura da performatividade
Políticas de avaliação acadêmica
Educação
Ensino Superior
Universidades e faculdades - Brasil - Pós-graduação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LIMA, Bárbara Dana. Produtivismo científico: um projeto para o ensino superior brasileiro? Um estudo a partir dos Planos Nacionais de Pós-Graduação. 2017. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10746
Data de defesa: 29-Set-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Barbara Dana Lima.pdf524,12 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.