Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10747
Tipo do documento: Dissertação
Título: A influência negativa da imposição do Português num contexto multilíngue e multicultural Bantu: caso do ensino fundamental em Moçambique
Título(s) alternativo(s): The negative influence of the imposition of the Portuguese in a multilingual and multicultural context bantu: case of the fundamental education of Mozambique
Autor: Velasco, Marcelino Horácio 
Primeiro orientador: Senna, Luiz Antônio Gomes
Primeiro membro da banca: Lopes, Paula da Silva Vidal Cid
Segundo membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo abordar as políticas públicas sobre os fatores de ordem linguística, social e cultural que podem influenciar na difícil transição dos alunos das línguas Bantu para a língua Portuguesa. Apesar do esforço do governo a começar pelo aumento da rede escolar e das campanhas de alfabetização, este objetivo mostra-se de difícil alcance, porque se desconhecem as razões que levam que um número considerável de alunos conclua o nível fundamental sem ter desenvolvido as necessárias competências no letramento, sobretudo nas zonas suburbanas e rurais. Olhando para este fato, pode-se pensar que a dificuldade está nos alunos ou na escola, mas na realidade não é. A imperfeição ancora-se na política de integração nacional, portanto em um fato meramente político, uma politica que possibilitaria os alunos a fazerem transição de uma língua autóctone para a língua portuguesa. Foi a partir desta inquietação que tracei como objetivo abordar, discutir, esta disfunção com a finalidade de analisar algumas soluções para minimizar as dificuldades de aprendizagem na língua de ensino. A partir desta inquietação formulei a seguinte pergunta: de que modo o programa de ensino da língua Portuguesa se traduz nas práticas pedagógicas para a formação de leitores e produção de textos nas escolas públicas onde a maioria dos alunos têm as línguas bantu como línguas maternas? No que se refere à abordagem metodológica do trabalho será de natureza qualitativa, teórico-conceitual, o que se justifica pela natureza do problema da pesquisa
Abstract: This research aims to address the Public Policies on linguistic, social and cultural factors that can influence the difficult transition of students from the Bantu languages to the Portuguese language. Despite the Government's effort to begin with the massification of education and literacy campaigns, this goal is difficult to achieve because the reasons why a large number of students complete the fundamental level without having developed the basic skills in suburban and rural areas. Looking at this fact, one might think that the problem is in the students or at school, but in reality it is not. The problem is anchored in the policy of national integration, thus in a purely political fact, a policy that would enable students to transition from an indigenous language to the language of instruction. It was from this restlessness that I aimed to approach, to discuss, this problem with the purpose of analyzing some solutions to minimize the problem of the learning difficulties in the language of instruction. From this uneasiness I asked the following question: how does the Portuguese language teaching program translate into pedagogical practices for the training of readers and the production of texts in public schools, where the majority of students have Bantu languages as their mother tongues? With regard to the methodological approach of the work will be qualitative, theoretical-conceptual, which is justified by the nature of the research problem
Palavras-chave: Literacy
linguistic and Political situation
Bilingualism
Historical prejudice
Situação e política Linguística
Bilinguismo
Preconceito histórico
Educação
Bantu
Letramento
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VELASCO, Marcelino Horácio. A influência negativa da imposição do Português num contexto multilíngue e multicultural Bantu: caso do ensino fundamental em Moçambique. 2017. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10747
Data de defesa: 18-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Marcelino H Velasco.pdf1,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.