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Tipo do documento: Dissertação
Título: A fé pelas palavras: trajetória de Judith Tranjan na educação metodista
Título(s) alternativo(s): Faith in words: the trajectory of Judith Tranjan in Methodist education
Autor: Garcez, Priscila de Araujo 
Primeiro orientador: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Primeiro membro da banca: Leonardi, Paula
Segundo membro da banca: Costa, Patrícia Coelho da
Resumo: Este estudo tem o objetivo de interpretar a trajetória de Judith Tranjan na educação metodista, em âmbito eclesial. Por meio de suas narrativas e textos escritos, em impressos religiosos, busco apresentar a biografia de Judith nos diferentes espaços por onde atuou: como discente e docente do Instituto de Educação, na Escola Dominical, lecionando e escrevendo para crianças e professores e, como autora de textos para o público feminino. O recorte inicial escolhidotem como marco, o ingresso de Judith no Instituto de Educação (localizado no Rio de Janeiro, então Distrito Federal), em 1932 e se amplia até 1968, ano que aponta para o seu último artigo na Igreja Metodista. Por meio de suas palavras narradas e escritas, busco vestígios que indicam a presença de JudithTranjan no espaço público religioso e que possam evidenciar sua história no metodismo. A projeção que teve na igreja representa, também, a história de diversas mulheres que não integraram os ícones protestantes.Nessa perspectiva, as questões colocadas são: qual o lugar ocupado por Judith Tranjan na educação metodista? De que forma seus textos refletiram o pensamento sobre educação nas igrejas da época? Na tentativa de responder às indagações apresentadas, no primeiro capítulo situo Judith Tranjan entre as demais mulheres protestantes que, por meio do acesso à escolarização, puderam exercer funções dentro e fora das igrejas; algumas, com notável projeção no espaço público. Em seguida, apresento as suas memórias como normalista e docente do Instituto de Educação, além da participação, como colaboradora, do impresso Compêndios de Ensino Religioso Jesus, o melhor amigo, editado em 1949, pela Confederação Evangélica do Brasil, para o Ensino Religioso nas escolas primárias e adotado pelo Instituto de Educação, no mesmo ano. No segundo capítulo, perscruto os textos que Judith escreveu para dois impressos protestantes: a Revista do Curso Intermediário da Escola Dominical e a Revista do Professor da Escola Dominical, ambas escritas entre 1949 e 1951, também editadas pela Confederação Evangélica do Brasil,a fimde apontar práticas pedagógicas desenvolvidas por Judith, para além do espaço escolar, relacionadas à docência que exerceu na Escola Dominical da Igreja Metodista de Vila Isabele à formação técnica e teológica dos professores que atuariam nesta mesma agência de ensino. Alguns pressupostos escolanovistas, aprendidos por Judith no Instituto de Educação, foram incorporados às lições que prescreveu nos dois impressos expostos. No terceiro capítulo, as palavras de Judith Tranjan relacionam-se às representações do feminino, pregadas pelos protestantes, particularmente os metodistas. Dessa forma, os artigos escritos por Judith, para a revista Voz Missionária, apontam o lar, como espaço prevalecente de atuação das mulheres, com temáticas sobre casamento, família e maternidade, demonstrando, de certo modo, um pouco da história de si mesma.Assim, estudar a trajetória de Judith Tranjan, na educação metodista, constitui uma possibilidade de contribuir para legitimar a sua voz e de tantas outras mulheres que permaneceram caladas ou invisibilizadas na historiografia protestante
Abstract: This study interprets Judith Tranjan strajectoryin Methodist education in an church schoolenvironment. By way of her narratives and writings, in religious print materials, it offers a biography of Judith in the various settings where she was active: as a student and then teacher at the Instituto de Educação in Rio de Janeiro (then Brazil s federal district), at the Sunday School, teaching and writing for children and teachers and, as an author writing for female readerships. The chosen starting point is given by her admission to the Instituto de Educação in 1932 and broadens out until 1968, the year of her last article in the Methodist Church. From her narrated and written words, it seeks traces that tell of Judith Tranjan spresence in the public religious space and attest to her history in Methodism. Her stature in the church is representative of the histories of various other women who do not figure among the icons of Protestantism. From that perspective, the questions posed are: what place did Judith Tranjanoccupy in Methodist education? How do her writings reflect churches thinking on education at the time? In the endeavour to answer these questions, the first chapter situates Judith Tranjanamong the other Protestant women who, through their access to schooling, were able to perform functions within and outside the churches,some achieving notable standing in public affairs. Next, her memories as a trainee and then teacher at the Instituto de Educação are presented, together with her participation as a collaborator in the Compêndios de EnsinoReligioso Jesus, o melhor amigo, published in 1949 by the ConfederaçãoEvangélica do Brasil, for primary school Religious Education and adopted, that same year, by the Instituto de Educação. The second chapter examines Judith s writingsbetween 1949 and 1951 for two Protestant publications the Revista do CursoIntermediário da Escola Dominicaland the Revistado Professor da Escola Dominical,also published by the ConfederaçãoEvangélica do Brasil so as to point up pedagogical practices that Judith deployed, outside the school context, in connection with her teaching at the Sunday School of Vila Isabel Methodist Church and the technical and theological training of teachers who worked in that same teaching setting. Some premises of the New School movement that Judith had learned at the Instituto de Educação were incorporated into the lessons that she prescribed in the two publications examined. The third chapter relates Judith Tranjan s words to the representations of things female preached by Protestants, particularly Methodists. In that light, the articles that Judith wrote for the magazine VozMissionária, on subjects such as marriage, family and motherhood, point to the home as the prime setting for women s activities,demonstrating in a way a little of her own history. Accordingly, studying Judith Tranjan s trajectory in Methodist education is an opportunity to legitimate her voice and those of so many other women who remain silenced or are made invisible in Protestant historiography
Palavras-chave: Women s history
Methodist education
Protestant print publications
Judith Tranjan
História das mulheres
Educação metodista
Impressos protestantes
Educação
Tranjan, Judith, 1918-
Mulheres
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GARCEZ, Priscila de Araujo. A fé pelas palavras: trajetória de Judith Tranjan na educação metodista. 2017. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10748
Data de defesa: 30-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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