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Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagens de gênero-sexualidade na/com a Educação Infantil: apontamentos para pensar os currículos
Título(s) alternativo(s): Gender-sexuality learning in / with Early Childhood Education: notes to think about the curriculum
Autor: Rossato, Bruno Costa Lima 
Primeiro orientador: Soares, Maria da Conceição Silva
Primeiro membro da banca: Caputo, Stela Guedes
Segundo membro da banca: Ferraço, Carlos Eduardo
Resumo: Essa dissertação tem como proposta pensar o gênero praticado na/com a Educação Infantil a partir das pistas sugeridas em conversas, brincadeiras, leitura e criação de histórias, entre outras atividades e experiências que emergiram com os cotidianos da Turma 5B do EMEI Casa da Criança Presidente Getúlio Vargas, localizada no Município de Nova Iguaçu. Nosso propósito é problematizar a produção performativa do gênero na infância, considerando que as prescrições e normas têm que ser praticadas pelas crianças, em suas articulações com os processos curriculares e as aprendizagens que se forjam em meio aos rituais, gestos e processos miméticos, os quais têm como modelos e referências as tradições culturais, assim como o múltiplo repertório de imagens, inclusive as midiáticas, que compõem o imaginário infantil. Tais processos, que se realizam principalmente nos/com os corpos, expressam e criam relações com o mundo que se modificam permanentemente, produzindo diferença. Conforme a tendência em pesquisa conhecida como pesquisas nos/dos/com os cotidianos , na qual essa investigação se insere, assumimos a total imersão do pesquisador na problematização que move o trabalho. Partimos das nossas memórias de escola, como aluno e como professor, para apresentar as inquietações que impulsionam a reflexão sobre as normas, os estereótipos, os padrões e as expectativas de gênero, que visam a heteronormatividade e que buscam se inscrever nos corpos, produzindo subjetividades que correspondam às expectativas sociais. Como pressuposto, essa pesquisa pensa o corpo e seus trânsitos escolares, entendendo a experiência infantil como algo que, embora seja forjada na contingência das normas estabelecidas, atravessa e transborda as fronteiras do instituído
Abstract: This dissertation intends to think genre practiced in/with the Infantile Education from the clues suggested by the conversations with the 5B Group of EMEI Casa da Criança Presidente Getúlio Vargas, located in the Nova Iguaçu City. The school s daily life is the scenario of many relationships, and when talking with 5B class practitioners about their school experiences, we aim to discuss on gender, curricula, school, educational practices and to show how production of knowledge emerges through rituals, gestures and mimetic processes which are introduced into cultural traditions of body and image, expressing a relationship with the world and their changes among everyday´s inventions that produces difference, according to the research movement known as research in/of/with the everyday, in which this dissertation is inserted. The methodological bias for the production of data has my memories as the starting point of our text, aiming to draw attention to the researcher immersed in research and how from this approach is possible to think the norms, the gender patterns and sexuality that affect bodies as well as the curricular policies/practices. This research had as prerequisite to think the body and its transit in the school, in order to understand the infantile experience as something that does not conform to the established norms. Childhood as an experience of living through, an experience that crosses and overflows the borders of the instituted. The idea of mimetic processes came along as significant movements of the body that go beyond their intentionality and can be experienced through gestures, which is not intended to be a concept, but a provocation/inquiry of another way to think the other. From the scope of such challenge we intended somehow to build this work
Palavras-chave: Childhood
Curricula
Mimetic Processes
Gender
Currículo
Processos Miméticos
Gênero
Educação
Infância
Identidade de gênero
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ROSSATO, Bruno Costa Lima. Aprendizagens de gênero-sexualidade na/com a Educação Infantil: apontamentos para pensar os currículos. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10749
Data de defesa: 23-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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