Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10750
Tipo do documento: Dissertação
Título: Políticas de currículo: relação família e escola nos textos políticos para Educação Infantil
Título(s) alternativo(s): Curricular policies: the relation family-school in political text for Childhood Education
Autor: Coutinho, Amanda Leal 
Primeiro orientador: Dias, Rosanne Evangelista
Primeiro membro da banca: Frangella, Rita de Cassia Prazeres
Segundo membro da banca: Craveiro, Clarissa Bastos
Resumo: O papel da Educação Infantil vem sendo ressignificado, assim como o dos profissionais que nela atuam, produzindo novos discursos, currículos, metodologias e especificidades para este segmento. Focalizamos nesta investigação a relação família e escola nas políticas de currículo para Educação Infantil. Iniciamos por uma pesquisa bibliográfica para conhecer a produção acadêmica para esta etapa da infânciasobre a relação família e escola nas políticas de currículo para a Educação Infantil. Para a análise documental, selecionamos textos políiticos: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação (BRASIL, 2006) e Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (BRASIL, 2013) para com o intuit dea interpretaer as significações sobre a relação família e escola e as vinculações que estabelecem entre a família e a escola ncom a formação identitária das crianças de 0 a 6 anos. A abordagem teórico-metodológica do ciclo contínuo de políticas de Stephen Ball (1994, 2004, 2011) em diálogo com autores brasileiros do campo das políticas de currículo (DIAS, 2009, 2013; FRANGELLA, 2010; LOPES, 2004, 2011; MACEDO, 2006, 2014) orientou embasou nossas análisesanalyses pesquisa. Orientadas pelo ciclo de políticas focalizamos para a análise os contextos de influência e de produção do texto político. Destacamos o contexto de produção do texto político para identificar, em meio as relações de poder, o que se busca representar do que é política para as escolas em se tratando do papel da família na formação pessoal/social e para a construção identitária dos alunos durante a etapa da Educação Infantil. Entendemos que o processo de produção de políticas consiste em uma arena de embates no qual algumas ideias se tornam dominantes, como resultado das disputas de poder existentes, silenciando algumas vozes e encorajando outras. Com base na análise documental buscamos destacar os alguns dos discursos presentes nos textos políticos selecionados para compreender os sentidos produzidos da relação família-escola. Concluimos que ainda é escassa a produção acadêmica que aborda a relação família e escola na política curricular da Educação Infantil
Abstract: The role of Childhood Education has been redefined, as well as the professionals who work in it, producing new discourses, curriculum, methodologies and specificities to this segment. We focus, in this research, on the family and school relationship in curriculum policies for Childhood Education. We start with a bibliographical research to know the academic production about the family and school relationship in curriculum policies for Early Childhood Education. For documentary analysis, we selected political texts: "National Curriculum Framework for Early Childhood Education" (BRASIL, 1998), "National Policy on Early Childhood Education: for the right of children from zero to six years old to Education" (BRAZIL, 2006) and Guidelines (BRAZIL, 2013) to interpret the meanings of the relationship between family and school and the establishing links between family and school with the identity formation of children from zero to six years old. The theoretical-methodological of Stephen Ball's about the continuous policy cycle approach (1994, 2004, 2009, 2011) in dialogue with Brazilian authors in the field of curriculum policies (DIAS, 2009, 2013, FRANGELLA, 2010, LOPES, 2004, 2011; MACEDO, 2006, 2014) guided our analysis. Based on the policy cycle, we focus on the contexts of influence and production of the political text. We highlight the production context of the political text to identify, amid power relations, what is sought to represent what is politics for the schools in relation to the role of the family in personal / social formation and for the identity construction of students during Early Childhood Education. We understand that the policy making process consists of an arena of clashes in which some ideas become dominant as a result of existing power struggles, silencing some voices and encouraging others. Based on the documentary analysis, we sought to highlight the discourses present in the selected political texts to understand the meanings produced from the family-school relationship. We conclude that the academic production that addresses the relationship between family and school in the Curriculum Policy of Early Childhood Education is still scarce
Palavras-chave: Curricular policies
Family-school relationship
Childhood Education
Identity development
Políticas curriculares
Relação família-escola
Educação Infantil
Desenvolvimento identitário
Educação
Currículo
Crianças
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: COUTINHO, Amanda Leal. Políticas de currículo: relação família e escola nos textos políticos para Educação Infantil. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10750
Data de defesa: 10-Mai-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Amanda L Coutinho.pdf1,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.