Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10751
Tipo do documento: Dissertação
Título: Rastros de uma campanha de alfabetização: uma narração mexicana impossível
Título(s) alternativo(s): A literacy campain trails: an imposible mexican myth
Autor: Solís, Dafne González 
Primeiro orientador: Frangella, Rita de Cassia Prazeres
Primeiro membro da banca: Lopes, Alice Casimiro
Segundo membro da banca: Gutiérrez, Ana Laura Gallardo
Resumo: Esta pesquisa tem como foco a Campanha Nacional de Alfabetização e Abatimento do Atraso Educativo (CNAARE), que foi apresentada pelo Secretário de Educação Pública do México em 2014, como uma estratégia do Governo Federal a ser implementada pelo Instituto Nacional de Educação de Adultos (INEA), tendo por objeto livrar do "flagelo" do analfabetismo a uma população em condição de vulnerabilidade . O trabalho propõe-se a compreensão da CNAARE como política curricular, operando-se a noção de currículo como uma enunciação cultural (MACEDO, 2016) que permite rastrear os sentidos contingentes e provisórios dos processos de identificação que foram articulados em torno da noção do nacional em diferentes dimensões (APPADURAI, 2004). Assim, uma leitura desconstrutiva é proposta para pesquisar: Quais são os sentidos que compõem a cadeia enunciativa que constitui à CNAARE como uma política curricular atrelada ao direito de se alfabetizar? Para esse propósito, a partir de uma perspectiva discursiva e na busca de leituras sem fechamentos absolutos, estarei dialogando com o conceito de enunciação cultural de Bhabha (2013), bem como o conceito de hegemonia de Laclau (1992, 2000), e com base na leitura de Lopes (2015, 2013) Southwell (2013) e Gallardo (2010, 2014) para entender como é um possível um fechamento provisório na narrativa da nação e os desdobramentos que isso permite na constituição da política curricular. Analisa-se com a dissertação, que tanto no sistema educativo mexicano quanto na educação de adultos, existe uma impossibilidade de ter uma única narrativa nacional, um único e homogêneo processo de identificação na leitura dessas narrativas, uma vez que há a emergência de enunciados e sentidos de particularidades que não foram inclusos, e que escapam o tempo todo, das tentativas de captura da narrativa nacional, ainda que pelas exclusões sofridas compõe o atraso educativo e são atendidos com as mesmas logicas que não garantiram a pertinência cultural no seu direito a receber educação
Abstract: This research aims to study the National Campaign for Literacy and Educational Delay Eradication (CNAARE, by its acronym in Spanish), which was presented by the Secretary of Public Education of Mexico, in 2014, as a strategy of the Federal Government to be implemented by the National Institute of Adult Education (INEA, by it´s acronym in Spanish) in order to rid the "scourge" of illiteracy of vulnerable populations . The CNAARE is understood as a curricular policy. The approach operates with the notion of the curriculum as a cultural enunciation (MACEDO 2016) which makes possible to trace the contingent and provisory meanings left by the articulated identification processes based on the notion of the mexican nation in different dimensions (APPADURAI, 2004). To investigate: What meanings constitute the enunciation chains of the CNAARE as a curricular policy related with the right of literacy and around the notion of the national in reference to the differences that, at this moment, contraposes the presence of the indigenous population? A deconstructive reading dialogue is proposed with the cultural enunciation of Bhabha (2013) and Laclau's concept of hegemony (1992; 2000) that was taken of the reading of Lopes (2015, 2013) Southwell (2013), and Gallardo (2010, 2014) in order to understand how a provisional closure is found in the narrative of the national and the possibilities that are taken in the constitution of the curricular policy. It is concluded that both in the Mexican educational system and in the adult educational system, there is an impossibility to have a single national narrative, a single process of homogeneous identification of a single narrative of the Mexican pedagogical subject. This, because in the reading of these narratives, emerges the senses/meanings that come from the not included-subjects on the narrative. This subjects where excluded from the national educational system and are now attended with the same logics that didn t guaranteed their right of education with the cultural pertinence that is needed
Palavras-chave: Curriculum policy
Illiteracy of the youth an adults
Nation
Discourse
Enunciation
México
Política curricular
Analfabetismo de jovens e adultos
Nação
Discurso
Enunciação
México
Educação - México
Currículo
Educação de jovens e adultos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOLÍS, Dafne González. Rastros de uma campanha de alfabetização: uma narração mexicana impossível. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10751
Data de defesa: 4-Abr-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Disert_Dafne G Solis.pdf1,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.