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Tipo do documento: Dissertação
Título:  Percorrendo escolas, examinando o bom e o mau resultado : a inspeção escolar na Corte Imperial (1863 a 1872)
Título(s) alternativo(s): Going through schools, examining the good and the bad resuts : school inspection at the imperial court (1863-1872)
Autor: Santos, Ana Carolina Rozendo Ferreira dos 
Primeiro orientador: Gondra, José Gonçalves
Primeiro membro da banca: Borges, Angelica
Segundo membro da banca: Nery, Ana Clara Bortoleto
Resumo: O objetivo fundante desta pesquisa investiu em analisar o aparelho de fiscalização das práticas educativas por parte do Governo Imperial denominado Inspetoria Geral de Instrução Pública Primária e Secundária da Corte, destacando o período de 1863-1872, apresentando sua estrutura e organização. A pesquisa contou com um conjunto variado de fontes investigativas tais como relatórios do Ministro de Negócios do Império, Relatórios da IGIPSC, Ofícios da Inspetoria, Cartas, Impressos, mapas de matrícula, dentre outros documentos de relevância para a investigação. Tais fontes demostram vestígios deste órgão, bem como sua organização, estrutura, sujeitos e as ações envolvidas. Destaque dado ao Regulamento de 1854, que descreve as ações deste órgão, norteando seu trabalho e estrutura de atuação diante dos professores, alunos e escolas. Analisa-se assim, relações interpessoais entre os sujeitos fiscalizadores e os professores das diversas freguesias da Corte, como uma relação de tensão entre a ação do poder executivo e o exercício da função do magistério, com interferências no desenvolvimento dos métodos, práticas da Inspetoria e a condução pedagógica determinada pelas Conferências Pedagógicas dirigidas pelo Inspetor Geral de Instrução. Além disso, propomos um olhar na ação de fiscalizar o ensino em outros países, como Argentina, Portugal e Estados Unidos, no intuito de destacar semelhanças e diferenciações das observadas na realidade brasileira na contribuição de engrenagem da inspeção
Abstract: The founding objetive of this research invested in analyzing the apparatus of inspection of education practices by the imperial governanment denominated Inspetoria Geral de Instrução Publica Primária e Secundária da Corte, highlighting the period 1863-1872, presenting its structure and organization. The research counted on a varied set of investigative sources such as reposts of the minister of the impirie, reports, offices, letters, printed matter, registration maps, among other documents of relevance for the investigation. Such sources demonstrate vestiges of this organ, as will as its organization, structure, subjects and the actions involved. Emphasis given to the regulation of 1854, which describes the actions of this body, guinding its work and structure of action before teachers, students and schools. We analyze, interpersonal relations between the control subjects and the teachers of the various parishes of the cort, as a relation of tension between the action of the executive power and the exercise of the function of the magisterium with interferences in the development of methods, practices of the Inspetoria and the pedagogical conduct determined by the Conferencias Pedagógicas directed by the inspector general of instruction. In addition, we propose a look at the action of supervising teaching in other counthies, such as Argentina, Portugal and United States, in order to highlight similarities and differences in the constitutio of the inspection gear
Palavras-chave: Public Instruction
School Inspection
Imperial Court
Instrução Pública
Inspeção Escolar
Corte Imperial
Educação
Escolas - Documentos e correspondência
Escolas - Organização e administração
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Ana Carolina Rozendo Ferreira dos. Percorrendo escolas, examinando o bom e o mau resultado : a inspeção escolar na Corte Imperial (1863 a 1872). 2017. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10752
Data de defesa: 25-Jul-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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