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Tipo do documento: Dissertação
Título: Narrativas de jovens e adultos com deficiência intelectual: uma reflexão sobre autopercepção e trajetória escolar a partir da metodologia de História de Vida
Título(s) alternativo(s): Narratives of Young people and adults with intellectual disabilities: a reflection on self-perception and school trajectory from the methodology of History of Life
Autor: Souza, Nathalia Eugenio de 
Primeiro orientador: Glat, Rosana
Primeiro membro da banca: Paiva, Jane
Segundo membro da banca: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Resumo: A literatura evidencia que ainda é preciso aprimorar a implementação das políticas de inclusão educacional e social de pessoas com deficiência intelectual. O processo de escolarização desse alunado, sobretudo no âmbito do ensino comum é complexo, e, há relativamente poucos estudos que privilegiem a visão desses sujeitos sobre suas próprias trajetórias. Nessa perspectiva, o objetivo principal deste estudo é analisar a autopercepção e visão de mundo de jovens e adultos com deficiência intelectual que já tenham ou estejam atualmente frequentando o ensino comum. Para isso, foram entrevistados sete sujeitos, de ambos os sexos, com vivencias no ensino comum. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa que seguiu os pressupostos da metodologia de História de Vida. O aporte teórico utilizado no estudo se baseou nos aspectos psicossociais da deficiência intelectual, analisando o conceito de deficiência a partir das representações sociais, com foco nas concepções de estigma e preconceito. Ao compartilhar suas histórias, os sujeitos nos permitiram compreender algumas singularidades sobre suas trajetórias de vida, destacando três principais eixos temáticos: experiências de vida, escola e relacionamentos. A pesquisa revelou que pessoas com deficiência intelectual formam um grupo heterogêneo. Os sujeitos relataram experiências cotidianas que não são distantes daqueles que não apresentam deficiência. Entretanto, a análise das falas mostrou que a superproteção familiar e a falta de autonomia restringiam os ambientes que eles frequentavam e consequentemente afetavam seus relacionamentos e participação social de modo geral. Mesmo com as diferenças pessoais, o desejo em continuar o percurso escolar e ingressar no mercado de trabalho foi um tema recorrente. A escola é vista como um meio de superação e realização pessoal, mas também se mostrou ser um espaço de exclusão e preconceito. A partir das narrativas, foi possível concluir que apesar dos avanços da proposta de educação inclusiva em termos das políticas e das concepções teóricas, estas ainda não são o suficiente para atender as especificidades dos seus alunos. Esperamos que este estudo possa influenciar a elaboração, execução, e a validação de programas e ações inclusivas para pessoas com deficiência intelectual que privilegiem seu protagonismo e desenvolvimento psicossocial, bem como contribuir para a produção de conhecimento na área
Abstract: The literature shows that it is needed to improve the implementation of the educational and social inclusion policies for people with intellectual disabilities. The schooling process of these students, especially in the context of regular classrooms is complex, and there are relatively few studies that privilege the view of these subjects about their own trajectories. In this perspective, the main objective of this study is to analyze the self-perception and world- view of youngsters and adults with intellectual disabilities who already have or are currently attending the regular education system. For this, seven subjects, of both sexes, who have experienced attending regular classes were interviewed. It was a qualitative research that followed the assumptions of the Life History methodology. The theoretical framework used in the study was based on the psychosocial aspects of intellectual disability, analyzing the concept of disability based on social representations, focusing on the concepts of stigma and prejudice. By sharing their stories, the subjects allowed us to understand some singularities about their life trajectories, highlighting three main thematic axes: life experiences, school, and social relationships. The research revealed that people with intellectual disabilities form a heterogeneous group. The subjects reported daily experiences that are not distant from those who are not disabled. However, the analysis of the statements showed that family overprotection and lack of autonomy restricted the environments they attended and consequently affected their relationships and social participation in general. Even with personal differences, the desire to continue school and to work was a recurring theme. The school is seen by them as a means of overcoming their difficulties and achieve personal fulfillment but has also proved to be a space of exclusion and prejudice. From the narratives, it was possible to conclude that despite the advances of the proposal of inclusive education in terms of policies and theoretical conceptions, these are still not enough to meet the specifics of their students. We hope that this study can influence the elaboration, execution, and validation of inclusive programs and actions for people with intellectual disabilities that privilege their protagonism and psychosocial development, as well as contributing to the production of knowledge in the area
Palavras-chave: School inclusion
Intellectual disability
Methodology of life history
Self perception
Deficiência intelectual
Metodologia de História de vida
Autopercepção
Educação
Inclusão escolar
Incapacidade intelectual
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Nathalia Eugenio de. Narrativas de jovens e adultos com deficiência intelectual: uma reflexão sobre autopercepção e trajetória escolar a partir da metodologia de História de Vida. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10753
Data de defesa: 30-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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