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Tipo do documento: Dissertação
Título: Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio
Título(s) alternativo(s): Literacy and teacher training: curriculum proposal for the courses of teaching educational high school
Autor: Querette, Irina Ribeiro 
Primeiro orientador: Senna, Luiz Antônio Gomes
Primeiro membro da banca: Redig, Annie Gomes
Segundo membro da banca: Castro, Paula Almeida de
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir as bases de um currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio, o antigo curso normal, ainda em vigor no Estado do Rio de Janeiro como uma das modalidades do Ensino Médio. Para cumprir tal objetivo, foram problematizadas as questões relativas ao letramento dos alunos desses cursos, abordando questões advindas da imposição da cultura letrada aos sujeitos que frequentam as escolas públicas brasileiras, tendo como foco principal a formação de um professor alfabetizador. Além disso, para que fosse possível construir este currículo, definiram-se os conceitos de letramento e agente de letramento, a partir dos modos do pensamento humano (Bruner, 1997; Senna, 2012). A estrutura curricular escolar foi pensada a partir dos conceitos que fundamentam o paradigma da pós-modernidade, com base em Doll Jr. (1997). De posse das considerações apresentadas pela pesquisa, partiu-se para o estabelecimento da definição de currículo, a partir de Macedo (2012). A estruturação e organização atuais dos cursos de formação de professores foram o preâmbulo para que possível a construção de um currículo para esses cursos que priorizasse a produção de conhecimentos, cujo escopo é o letramento dos alunos e a formação para o magistério
Abstract: The objective of this work is to arise lights towards a curriculum dedicated to the courses of teachers education in High schools of the state of Rio de Janeiro, Brazil that trains students to be basic education teachers. In the research, It is problematized is the issues about literacy of students of the course and issues related to the imposition of literate culture in the subjects Who attend public Brazilian schools, especially in the training of a literacy teacher. The conception of curriculum is taken considering the concepts of literacy and agent of literacy, from the modes of humanthought (Bruner, 1997; Senna, 2012). The structure of the school curriculum is based in the concept post modernity, based on Doll Jr. (1997). The research establishes the definition of curriculum based in those conceptions, as pointed by Macedo (2012). The current structuring and organization of the teacher training courses is the preamble to construct a curriculum that prioritize the production of knowledge during the process of literacy of the students of those courses associated with their teaching training
Palavras-chave: Teacher Training
School Curriculum
Literacy
Agent ofLiteracy
Formação de Professores
Currículo Escolar
Letramento
Agente de Letramento
Educação
Professores Formação
Currículo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: QUERETTE, Irina Ribeiro. Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10754
Data de defesa: 7-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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