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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mediação Escolar: a visão dos mediadores escolares sobre o seu papel na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
Título(s) alternativo(s): School Mediation: the view of school mediators about their role in including students with special educational needs
Autor: Siqueira, Carla Fernanda Oliveira de 
Primeiro orientador: Glat, Rosana
Primeiro membro da banca: Senna, Luiz Antônio Gomes
Segundo membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Resumo: De acordo com as políticas públicas nacionais, o modelo educacional vigente preconiza a inclusão escolar de todos os alunos, inclusive aqueles com deficiências e outras necessidades educacionais especiais. Embora os documentos legais que sustentam o referido paradigma privilegiem a oferta de atendimento educacional especializado para esses alunos via salas de recursos multifuncionais, outras modalidades de suporte especializado para responder às demandas desses alunos no contexto do ensino comum vêm sendo utilizadas. Entre essas destaca-se o trabalho do mediador escolar, profissional que atua diretamente com esses alunos, na sala de aula e outros espaços escolares, para facilitar sua inclusão e aprendizagem. O papel do mediador escolar é criar condições para que o aluno por ele atendido participe das diversas atividades escolares de forma mais autônoma possível. Isto é, esse profissional é responsável por traduzir o universo escolar a este aluno, sem perder de vista a dimensão pedagógica de sua atuação. Outro aspecto fundamental dessa prática é o oferecimento ao professor regente de turma o apoio necessário para a implementação do processo de inclusão. Diante da presença, cada vez mais frequente, desse profissional em diferentes instituições de ensino, públicas e privadas, o presente estudo tem como objetivo analisar a visão de profissionais atuando em mediação escolar sobre essa modalidade de suporte especializado para alunos com necessidades educacionais especiais incluídos em turmas comuns da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de método misto, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário com questões abertas e fechadas abordando a concepção e a prática de mediação escolar. Responderam ao questionário 41 profissionais participantes de um evento sobre mediação escolar, realizado no município do Rio de Janeiro, que atuavam há seis meses com alunos com necessidades educacionais incluídos em turmas comuns da Educação Básica. A análise dos dados envolveu duas fases. Para os dados quantitativos foi feita uma análise estatística, através de porcentagem, de forma a mapear a formação e perfil desses profissionais. Para os dados qualitativos, foram criadas categorias temáticas, a partir do referencial teórico utilizado na pesquisa. O estudo revelou diferentes perfis e formação dos profissionais que atuam como mediadores escolares. Grande parte dos participantes possui como formação básica o ensino superior, apesar de alguns profissionais ainda estarem cursando a graduação. A maioria dos mediadores atuam no ensino fundamental I em intuições de ensino da rede privada. Os dados apontaram também para a diversidade de significados sobre o conceito de mediação e o trabalho por eles desenvolvido. As repostas obtidas podem ser divididas em duas vertentes: a primeira relacionada a questões pedagógicas e a segunda a aspectos sociais inerentes ao convívio no ambiente escolar. Destaca-se que, apesar das situações diversas em que esses profissionais atuam, os sujeitos consideram a prática da mediação como um suporte necessário para a efetivação do processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Entretanto, a maioria apontou que a real importância do seu trabalho não é reconhecida pelas instituições de ensino e a família. Frente a esses dados ressaltamos a urgência do reconhecimento dessa atividade profissional, assim como de se criar diretrizes que ajudariam os mediadores esses profissionais a oferecem um atendimento de qualidade para os seus educandos. Neste sentido, consideramos importante que sejam realizados mais estudos sobre o mediador escolar, tomando como base a sua prática profissional
Abstract: According to national public policies, the current educational model advocates the inclusion of all students in school, including those with disabilities and other special educational needs. Although the legal documents that support this paradigm privilege the offer of specialized educational services for these students through multifunctional resource rooms, other modalities of specialized support to respond to the demands of these students in the context of common teaching have been used. These include the work of the school mediator, a professional who works directly with these students, in the classroom and other school spaces, to facilitate their inclusion and learning. The role of the school mediator is to create conditions so that the student he / she attends participates in the various school activities in the most autonomous way possible. That is, this professional is responsible for translating the school universe to this student, without losing sight of the pedagogical dimension of his performance. Another fundamental aspect of this practice is the offer to the teacher regent of the class the support necessary for the implementation of the process of inclusion. In view of the increasingly frequent presence of this professional in different public and private educational institutions, this study aims to analyze the vision of professionals working in school mediation about this modality of specialized support for students with special educational needs included in classes of Basic Education. This is a mixed method research, using as a data collection tool a questionnaire with open and closed questions addressing the conception and practice of school mediation. A total of 41 professionals participating in an event on school mediation, conducted in the city of Rio de Janeiro, who had been working for six months with students with educational needs included in common classes of Basic Education, answered the questionnaire. Data analysis involved two phases. For the quantitative data a statistical analysis was done, by percentage, in order to map the formation and profile of these professionals. For the qualitative data, thematic categories were created, based on the theoretical reference used in the research. The study revealed different profiles and training of professionals who act as school mediators. Most of the participants have as basic training the higher education, although some professionals are still attending undergraduate courses. Most of the mediators act in elementary education I in intuitions of teaching of the private network. The data also pointed to the diversity of meanings about the concept of mediation and the work developed by them. The answers obtained can be divided into two strands: the first related to pedagogical questions and the second to social aspects inherent to living in the school environment. It is worth noting that, despite the diverse situations in which these professionals work, the subjects consider the practice of mediation as a necessary support for the effectiveness of the process of inclusion of students with special educational needs. However, most pointed out that the real importance of their work is not recognized by educational institutions and the family. Faced with these data, we highlight the urgency of recognizing this professional activity, as well as creating guidelines that would help the mediators to offer quality care to their students. In this sense, we consider it important to carry out more studies about the school mediator, based on his professional practice
Palavras-chave: School Mediation
Specialized Educational Assistance
School inclusion
Students with special educational needs
Research of Mixed Methods
Atendimento Educacional Especializado
Alunos com necessidades educacionais especiais
Pesquisa de Métodos Mistos
Educação
Mediação Escolar
Inclusão escolar
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SIQUEIRA, Carla Fernanda Oliveira de. Mediação Escolar: a visão dos mediadores escolares sobre o seu papel na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10755
Data de defesa: 21-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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