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Tipo do documento: Dissertação
Título: Choque de Monstros: Corpo, identidade e Visualidade na escola
Título(s) alternativo(s): Clash of Monsters: body, identity and visuality at school
Autor: Silva, Pâmela Souza da 
Primeiro orientador: Victorio Filho, Aldo
Primeiro membro da banca: Abreu, Carla Luzia de
Segundo membro da banca: Pocahy, Fernando Altair
Terceiro membro da banca: Cinelli, Maria Luiza Sussekind Veríssimo
Quarto membro da banca: Soares, Maria da Conceição Silva
Resumo: Esta pesquisa é uma cartografia monstruosa da escola. Um embolado de experiências que se modifica e se transforma a cada novo acontecimento. Uma aposta de que os corpos discentes oferecem à atenção docente, problematizações muito mais úteis à continuidade e atualização da escola do que outros recursos supostamente disponíveis. A atenção voltada para as novas gerações de estudantes simultaneamente à perscrutação dos efeitos dos seus encontros no corpo da professora e pesquisadora é a via metodológica. Assim, a representação do tema se expande. As diferenças apontadas, qual se aponta o monstro, diferindo-o, por meio do indicador em riste, de nossa normalidade, são as designações anacrônicas mais insistentemente recorrentes, a negra, o negro, a negritude, a sapatona, o viado, a travesti, o pobre, o analfabeto, o incompetente, o indócil, o bandido, o inadequado, o inoportuno. Aquele que choca, denunciando em nosso estranhamento, nossa incompetência diante do que foge aos fraudulentos manuais da normalidade. E mais, a nossa cumplicidade e atuação no laboratório que cria o monstro. Questões que a corporeidade clandestina à escola, corporeidade pós moralista em relação aos princípios, em muitos aspectos, anacrônicos, dos currículos oficiais, corporeidade juvenil e em fluxo, ou seja, em plenitude existencial e força estética, exigem tratar e ocupar espaço destacado nos encontros que só a escola promove e nem sempre aproveita em concreto e objetivo benefício dos estudantes
Abstract: This thesis is a monstrous cartography of the public school in economically underdeveloped areas of Rio de Janeiro. A whole bunch of experience and experiments that merge together, modifying and transforming each and every new event. It s a supposition that different bodies in the school environment work as very powerful tools to be used in approaching social problems - a lot more powerful than resources supposedly available for teachers and students. The atention given to new generations of students as well as the impact waves recching the body of the teacher and researcher is the methodological path of this paper. The differences brought up, pointing fingers to the monsters in the classroom, differing their bodies and performances from our normativity, are the most recurrent anachronistic appointments; the black skins, the blackness, the dykes, the faggots, the transvestites, the poor, the illiterate, the freaks and weirdos, the queers. Those who shock, showing us how unprepared we are to deal with everything and everyone who doesn t fit in our flawed manuals and standards of normality. Plus, our abetting for such conducts. Points that only hidden corporealities, post-moralist corporealities compared to the values of the oficial school agenda, young bodies coming and going - existing and resisting in plain aesthetically strength, not only remind us but demand that we take a stand in promoting debate that will throw light at a debates schools and teachers usually avoid
Palavras-chave: Education
Daily Routines
Feminisms
Identity
Identidade
Educação
Cotidiano
Feminismo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Pâmela Souza da. Choque de Monstros: Corpo, identidade e Visualidade na escola. 2017. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10756
Data de defesa: 21-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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