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Tipo do documento: Dissertação
Título: Devir-cores: perspectivas e encontros entre colorir e educar
Título(s) alternativo(s): Devenir-colores: perspectivas y encuentros entre colorear y educar
Autor: Souza, Marcelly Custodio de 
Primeiro orientador: Kohan, Walter Omar
Primeiro membro da banca: Guimarães, Pablo de Vargas
Segundo membro da banca: Dias, Rosimeri de Oliveira
Resumo: Este trabalho é uma experimentação que se dispõe a pensar com a escola. Não tem precisamente uma verdade a ser anunciada no campo da educação. Apenas pretende ser um convite a rascunhar experiências tecidas entre leituras e práticas. São muitos rabiscos que se misturam a partir de diálogos com: Subcomandante Marcos, Bruno Baronnet, Deleuze e Guattari, Foucault, Clarice Lispector, Carlos Drummond, Manoel de Barros, Jan Masschelein, Maarten Simons, Israel Pedrosa dentre muitos outros, e alguns sujeitos que habitam a escola e nos movimentam o pensamento. Dialogamos principalmente com o conceito de luz e cor, esboçamos algumas possibilidades de pensar com Deleuze devir-cores na escola. Devir-vermelho, amarelo, azul e verde, apresentadas por Leonardo Da Vinci como cores que geram o mundo e que, em relação ao campo científico hoje, são conhecidas por formar as tríades de primárias em cores-luz e cores-pigmento, que dão origem à todas as outras. A partir de nossos vermelhos, amarelos, azuis e verdes, que outros devires podemos pensar com a escola? Neste trabalho, que pretende ser antes garatuja que desenho bem delineado, convidamos a devir-vermelho com a revolução e a desterritorialização; devir-amarelo com o tempo livre e o cuidado de si; devir-azul com os encontros; e devir-verde com a errância
Abstract: Este trabajo es una experimentación que desea pensar la escuela. No hay una verdad que se anunciará en el campo de la educación. Sólo pretende ser una invitación para esbozar las experiencias tejidas entre lecturas y prácticas. Muchos garabatos se mezclan a partir de diálogos con el Subcomandante Marcos, Bruno Baronnet, Deleuze y Guattari, Foucault, Clarice Lispector, Carlos Drummond, Manoel de Barros, Jan Masschelein, Maarten Simons, Israel Pedrosa, entre muchos otros, y algunos de los sujetos que habitan la escuela y mueven nuestros pensamientos. A través del texto, dialogamos con el concepto de la luz y el color, esbozamos algunas posibilidades para pensar con Deleuze devenir-colores en la escuela. Devenir-rojo, amarillo, azul y verde, concebidos por Leonardo Da Vinci como "colores que crean el mundo" y que, en el campo de la ciencia actual, se sabe que forman tríadas primarias del color-luz y el color- pigmento, creando todas los demás colores. Desde nuestros rojo, amarillo, azul y verde, qué otros colores y qué devenires-color podemos pensar en la escuela? En este trabajo, que desea ser antes garabatos que dibujos bien contorneados, invitamos a devenir-rojo con la revolución y la desterritorialización; devenir-amarillo con el tiempo libre y el cuidado de si; devenir-azul con los encuentros; y devenir-verde con la errancia
Palavras-chave: Educación
Escuela
Devenir-color
Invención
Devir-cor
Invenção
Educação
Escola
Cores
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Marcelly Custodio de. Devir-cores: perspectivas e encontros entre colorir e educar. 2017. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10757
Data de defesa: 22-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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