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Tipo do documento: Dissertação
Título: Um olhar sobre a escola na Guanabara de Lacerda
Título(s) alternativo(s): A look at education in Guanabara during the administration of Lacerda
Autor: Castro, Maria de Fátima Lavrador de 
Primeiro orientador: Faria, Lia Ciomar Macedo de
Primeiro membro da banca: Chaves, Maria Celi Vasconcelos
Segundo membro da banca: Lopes, Sonia Maria de Castro Nogueira
Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo a educação no estado da Guanabara, no período de 1960 a 1965, durante o governo de Carlos Lacerda. Parte do pressuposto apontado por Jacques Le Goff de que a História é um conhecimento em construção, mediado pela interpretação crítica dos documentos, sempre precário e sujeito à redefinição. Foram utilizadas como fontes da pesquisa diversas obras sobre o tema relacionado à educação do período, referentes ao longo processo de elaboração da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a Lei nº 4.024, promulgada em dezembro de 1961; alguns artigos do periódico Tribuna da Imprensa , jornal que pertenceu ao político e primeiro governador eleito do estado da Guanabara, Carlos Lacerda; e a entrevista com sua secretária de Educação Terezinha Saraiva. Estas fontes, segundo Pierre Nora, ao se constituírem lugares de memória propiciaram encontrar o máximo de sentido nesta versão possível sobre a escola na Guanabara e a educação brasileira na década de 1960. O campo político em Bourdieu possibilitou analisar as forças políticas, os representantes e seus projetos no período abordado. O estudo enfocou a participação do deputado federal Carlos Lacerda no processo de tramitação da LDB, pois um de seus substitutivos ao projeto embasou a Lei, como também analisou a política educacional implementada em seu governo, pois desde sua campanha eleitoral o tema Educação era um dos aspectos principais
Abstract: This thesis aims to study education in the state of Guanabara, in the period 1960 to 1965, during the government of Carlos Lacerda. Assumes appointed by Jacques Le Goff that history is a construction knowledge, mediated by critical interpretation of the documents, always precarious and subject to redefinition. Were used as sources of research publications on the topic of education of the period, relating to the long process of drafting the first Law of Directives and Bases of National Education - Law No. 4.024, promulgated in December 1961; some articles of the journal Tribuna da Imprensa , a newspaper that belonged to the politician and the first elected governor of the state of Guanabara, Carlos Lacerda; and the interview with Education Secretary Terezinha Saraiva. These sources, according to Pierre Nora, as they constitute "places of memory they led to find the " maximum sense" in this release possible about the school in Guanabara and the Brazilian education in the 1960s. The political field in Bourdieu enabled to analyze the political forces, their representatives and their projects during the period covered. The study focused on the involvement of Congressman Carlos Lacerda in the process of handling the LDB, because one of his substitutives of the project based the law, as well as analyzing the educational policy implemented by his government, for since his election campaign the topic Education was one of the main aspects
Palavras-chave: History of Education
The educational policy of Guanabara
1960 s
História da Educação
Política educacional da Guanabara
LDB de 1961
Década de 1960
Carlos Lacerda
Educação - História - Rio de Janeiro (RJ) - 1960-1965
Educação e Estado - História - Rio de Janeiro (RJ) - 1960-1965
Educação - Pesquisa - Periódicos
Lacerda, Carlos, 1917-1977
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CASTRO, Maria de Fátima Lavrador de. Um olhar sobre a escola na Guanabara de Lacerda. 2011. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10759
Data de defesa: 26-Mai-2011
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