Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10760
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A Autoscopia como ferramenta para a formação continuada de professores de Sala de Recursos Multifuncionais |
Título(s) alternativo(s): | Autoscopy as a tool for continuing education Multifunctional Resource Room teacher |
Autor: | Silva, Thatyana Machado |
Primeiro orientador: | Nunes, Leila Regina D'oliveira de Paula |
Primeiro membro da banca: | Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo |
Segundo membro da banca: | Pletsch, Márcia Denise |
Resumo: | Na tentativa de colaborar com o processo de formação continuada dos professores de Salas de Recursos Multifuncionais, Schirmer e Nunes coordenam desde 2013 uma pesquisa intitulada A Formação Continuada de Professores das Salas de Recursos Multifuncionais do Rio de Janeiro em Tecnologia Assistiva . O presente trabalho é um desdobramento do estudo realizado por Schirmer e Nunes, e tem como objetivo geral analisar como o processo de autoscopia na formação continuada dos professores influencia em suas práticas pedagógicas. A autoscopia é um procedimento de coleta de dados em que o sujeito tem a possibilidade de fazer uma autoavaliação a partir de imagens videogravadas: são realizadas sessões de gravação do comportamento do sujeito para que, posteriormente, ele seja colocado em uma situação para observar o material coletado. Foi empregado no estudo um delineamento quase experimental intrassujeitos, contendo três sessões de linha de base e quatro de sssões intervenção. A autoscopia foi definida como a Variável Independente (VI) do trabalho e como Variáveis Dependentes (VD), foram elencadas as seguintes categorias: 1) Professora favorece a comunicação do aluno, 2) Aluno se comunica com a professora, 3) Aluno faz uso de diferentes funções comunicativas, 4) Desempenho acadêmico do aluno e 5) Prática pedagógica do profissional. A pesquisa se desenvolveu de modo a verificar como a VI implica e modifica as VDs. Para isso foi proposto que os professores participantes filmassem as sessões de atendimento aos seus alunos na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) e enviassem tais vídeos para a pesquisadora analisa-los previamente. Após a análise prévia da pesquisadora, os participantes se encontraram para realizar as sessões de autoscopia, e o autor de cada vídeo foi solicitado a avaliar seu próprio desempenho assim como o de seu aluno. Os demais professores e agentes de intervenção foram igualmente estimulados a comentar sobre o vídeo assistido e dar sugestões. O estudo ocorreu em duas escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro e tiveram como participantes duas professoras de Sala de Recursos e um de seus respectivos alunos que não apresentassem fala funcional. Ao final do estudo podemos observar que a autoscopia provocou a mudança na prática pedagógica das professoras, pois elas tiveram a oportunidade de serem formadas de acordo com os conflitos que emergiam de suas práticas. A reflexão realizada pelas professoras através da autoscopia, favoreceu a criação de diferentes estratégias de ensino, fato que implicou diretamente no comportamento dos alunos que passaram a apresentar a diminuição de comportamentos desafiadores e o aumento da concentração durante as atividades |
Abstract: | In an attempt to assist in the process of continuing education of Multifunction Resource Rooms teachers, Schirmer and Nunes coordinate since 2013 a survey entitled "The Continuing Education of Teachers of Multifunctional Resource Rooms in Rio de Janeiro in Assistive Technology". This work is a study of the split done by Schirmer and Nunes, and has the general objective to analyze how the autoscopy process in the continuing education of teachers influences in their teaching practices. It was used to study almost experiment intrassujeitos containing three baseline sessions and four sssões intervention. Autoscopy was defined as the Independent Variable (VI) of the work and as dependent variables (VD), were listed the following categories: 1) teacher favors communication student, 2) Student communicates with the teacher, 3) Student makes use of different communicative functions, 4) academic performance of the student and 5) pedagogical professional practice. The research was developed in order to see how the VI implies and modifies VDs. For this it was proposed that participating teachers to film the sessions service to their students in SRM and send these videos to the researcher analyzes them previously. After preliminary analysis of the researcher, participants met to make autoscopy sessions where the author of each video was asked to evaluate their own performance as well as his student. Other teachers and intervention agents were also encouraged to review the watched video and give suggestions.The study took place in two schools in the municipal public of Rio de Janeiro and had as participants two teachers Resource Room and of their respective students have shown no functional speech. At the end of the study we can see that autoscopy caused the change in the pedagogical practice of the teachers, because they had the opportunity to be formed according to the conflicts that emerged from their practices. The reflection that teachers are held by autoscopy favored the creation of different teaching strategies, a fact that led directly to the behavior of students who have to submit to decrease challenging behaviors and increased ability to focus during the activities |
Palavras-chave: | Autoscopy Teacher training in special education Alternative communication Autoscopia Formação continuada de professores em educação especial Comunicação Alternativa Educação Educação Especial Professores Formação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Thatyana Machado. A Autoscopia como ferramenta para a formação continuada de professores de Sala de Recursos Multifuncionais. 2016. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10760 |
Data de defesa: | 26-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissert_Thatyana Machado Silva.pdf | 3,34 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.