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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10761
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A Classe de repetentes: um estudo etnográfico |
Autor: | Vasconcellos, Suziane de Santana ![]() |
Primeiro orientador: | Mattos, Carmen Lucia Guimarães de |
Primeiro membro da banca: | Senna, Luiz Antônio Gomes |
Segundo membro da banca: | Puggian, Cleonice |
Resumo: | Essa dissertação estuda a classe da turma C de alunos repetentes, da primeira série do Ensino Fundamental, da Escola João Pedro II, da rede pública do município Casa Forte, da Região dos Lagos, do Estado do Rio de Janeiro. Objetiva analisar os processos que levam à repetência a partir das vivências e experiências dos alunos e alunas em sala de aula. Neste escopo, trabalho de campo foi conduzido durante o ano letivo de 2008, na sala de aula da Profª Maria, colaboradora desta pesquisa. O referencial teórico-metodológico utilizado foi a abordagem etnográfica de pesquisa e os recursos de coleta de dados foram: observação participante, entrevista, documentos e gravações em áudio e vídeo. A análise dos dados foi realizada por um processo indutivo com recursos do software (Atlas ti.). As categorias derivadas do processo de análise tanto pelo software quanto pela própria pesquisadora foram: absenteísmo, produção textual, reprovação violência, repetência. Estas categorias foram utilizadas pala escola para justificar e indicar, tanto a aprovação quanto à reprovação desses alunos e alunas. O contínuo processo de repetência da classe da turma C evidencia a dificuldade da escola em lidar com a diferença e a diversidade entre alunos oriundos das camadas mais pobres da sociedade brasileira, evidencia ainda critérios pouco claros, tanto para os alunos, quanto para a professora sobre o que considerar como: conteúdo, atividade e avaliação no contexto de uma classe de repetentes de primeira série. A presente pesquisa indica que os conselhos de classe desempenham um papel decisivo na manutenção de formas injustas e pouco claras sobre os processos de aprovação e reprovação de alunos pelos professores. Esta pesquisa contribui para o entendimento do fracasso escolar pelas evidências que oferece para as análises sobre a repetência |
Abstract: | This dissertation studies a class of repeating students in the first grade of elementary school from João Pedro School, the public school from Casa Forte city, in the Região dos Lagos in Rio de Janeiro state. It aims to analyze the processes that lead to the repetition from the experiences and learning of pupils in the classroom. In this scope, fieldwork was conducted during the school year 2008, in the teacher Mary s classroom, this collaborative research. The theoretical method used was an ethnographic approach to research and resources for data collection were participant observation, interviews, documents, audio recordings and video. Data analysis was performed by an inductive process with features of the software (Atlas ti.). The categories derived from the analysis process by as much as software by the researcher were: absenteeism, Textual Production, violence and repetition. These categories were used to justify school visor and indicate both the approval, the disapproval of those pupils. The ongoing process of repetition from Class shows the school difficulty to deal with difference and diversity among students come from the poorest sectors of Brazilian society, highlights yet unclear criteria, both for students and for the teacher about what to consider as: content, activity and evaluation in the context of a repeaters class of first grade. This research indicates that class counsel has a key role in maintaining unjust and unclear about the approval and disapproval processes of students by teachers. This research contributes to the understanding of school failure by providing evidence for the analysis of repetition |
Palavras-chave: | Class of Repetition Ethnographic Approach Disapproval School Failure Classe de Repetência Abordagem Etnográfica Reprovação Repetência Ensino de primeiro grau Rio de Janeiro (Estado) Etnologia Estudantes - Reprovação Fracasso escolar |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | VASCONCELLOS, Suziane de Santana. A Classe de repetentes: um estudo etnográfico. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10761 |
Data de defesa: | 27-Ago-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
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