Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10763
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada de professores: possibilidade para o desenvolvimento docente
Autor: Silva, Flávia de Carvalho Cavalcanti da 
Primeiro orientador: Paiva, Edil Vasconcellos de
Primeiro membro da banca: Tura, Maria de Lourdes Rangel
Segundo membro da banca: Vargas, Sônia Maria de
Resumo: Essa pesquisa tem como temática a formação continuada de professores. Trata-se de uma investigação que tem como foco uma estratégia formativa implementada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e que acontece na Escola Municipal Professora Adriana Monteiro, denominada Centro de Estudo. Com base nas normas que legitimam tal proposta, essa iniciativa deve estruturar-se á luz do modelo interativo-reflexivo (DEMAILLY, 2000) ou da forma construtivista, conforme o entendimento de Nóvoa (2000). Nessa direção, pretende-se oportunizar que os professores assumam-se como auto-formadores, visto que, essa estratégia traduz uma perspectiva de formação compartilhada, entre os pares, que busca encontrar, através do acesso ao conhecimento científico, da reflexão compartilhada e da socialização de vivências, soluções coletivas para as problemáticas que emergem do cotidiano escolar. Esse trabalho objetivou situar historicamente os Centros de Estudo, caracterizar as reuniões do Centro de Estudo que acontecem na escola sinalizada, buscando compreender as relações entre um programa de formação continuada organizado na escola e o processo de desenvolvimento docente. No sentido de subsidiar minhas reflexões, apoio-me nas produções de Nóvoa (2000, 2002), Candau (2003), Garcia (2003) e Demailly (2000)
Abstract: This research has as thematic the continuing education of teachers. It s about an inquiry that has as focus a formative strategy implemented by the City department of Education of Rio De Janeiro that happens at Adriana Monteiro Municipal School, called Center of Study. On the basis of the norms that legitimize such proposal, this initiative must structuralize it light of the model interactive-reflexive (DEMAILLY, 2000) or by the construtivist form, according to the agreement of Nóvoa (2000). In this direction, the intention is to give a chance to teachers to assume themselves as self vocational training since, this strategy translates a perspective of shared education, between the pairs, that tries to find, through the access of scientific knowledge, of the shared reflection and the socialization of experiences, collective solutions for the problematic situations that emerge from the everyday-school life. This work wanted to point out historically the Centers of Study, to characterize the meetings of the Center of Study that happen in the signaled school, trying to understand the relations between a program of continuing education organized in the school and it process of teaching development. To subsidize my reflections, I support myself in the productions of Nóvoa (2000, 2002), Candau (2003), Garcia (2003) and Demailly (2000)
Palavras-chave: Continuing education
Teaching development
Everyday-school life
Formação continuada
Desenvolvimento docente
Educação Formação continuada de professores
Formação docente Desenvolvimento profissional
Cotidiano escolar
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::TREINAMENTO DE PESSOAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Flávia de Carvalho Cavalcanti da. Formação continuada de professores: possibilidade para o desenvolvimento docente. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10763
Data de defesa: 14-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Flavia Carvalho Cavalcanti Silva.pdf722,17 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.