Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10764
Tipo do documento: Dissertação
Título: Caderno de exercícios: aprender, escrever e outras fantasias entre educação e filosofia
Título(s) alternativo(s): Cuaderno de ejercicios: aprender, escribir y outras fantasías entre la educación y la filosofía
Autor: Santos, Luciana Kalil 
Primeiro orientador: Kohan, Walter Omar
Primeiro membro da banca: Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Segundo membro da banca: Ferraro, Giuseppe
Resumo: Este trabalho de dissertação em Educação está organizado por exercícios de escrita dispostos em partes, a parte zero e mais três partes. A parte zero é dedicada à apresentação do percurso traçado antes e durante a realização dos exercícios que procuram abordar a temática do aprender, do escrever e da fantasia a partir de uma experiência vivida em Educação e Filosofia. A primeira é composta por exercícios de escrita motivados por questões e problemas relacionados à aprendizagem, buscando fugir das concepções clássicas de abordagem do tema para vislumbrar outras maneiras de compreendê-lo através de exercícios de escrita, exercícios de aprender. O tema do escrever é trazido como problema na parte dois, realizam-se exercícios de escrita sobre o escrever, o desejo de escrever e o sentido do escrever. Aprender e escrever, neste Caderno de Exercícios, são fantasias que adornam e enfeitam a escrita, por este motivo, dedica-se a última parte às outras fantasias que conduzem para uma maneira diferente de pensar a existência da escrita. A proposta busca afirmar o escrever como exercício, como fantasia, como aprendizagem
Abstract: Este trabajo de disertación en Educación está organizado por ejercicios de escritura divididos en apartados, la parte cero y tres partes más. La parte cero se dedica a la presentación del recorrido trazado antes y durante la realización de los ejercicios que procuran abordar la temática del aprender, del escribir y de la fantasía a partir de una experiencia vivida en Educación y Filosofía. La primera se compone de ejercicios de escritura motivados por cuestiones y problemas relacionados al aprendizaje tratando de huir de las concepciones clásicas del abordaje del tema para vislumbrar otras maneras de comprenderlo a través de ejercicios de escritura, ejercicios de aprender. El tema del escribir se trata como problema en la parte dos, se realizan ejercicios de escritura sobre el escribir, el deseo de escribir y el sentido del escribir. Aprender y escribir, en este Cuaderno de Ejercicios, son fantasías que adornan y engalanan la escritura, por este motivo, se dedica la última parte a las otras fantasías que conllevan a una manera diferente de pensar la existencia de la escritura. La propuesta procura afirmar el escribir como ejercicio, como fantasía, como aprendizaje
Palavras-chave: Ejercicios
Devenir
Aprender
Escribir
Fantasía
Exercícios
Aprender
Escrever
Fantasia
Educação - Filosofia
Aprendizagem
Escrita
Devir (Conceito filosófico)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Luciana Kalil. Caderno de exercícios: aprender, escrever e outras fantasias entre educação e filosofia. 2011. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10764
Data de defesa: 18-Mar-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Luciana Kalil Santos.pdf665,1 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.