Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10765
Tipo do documento: Dissertação
Título: Socialização, modos de pensamento e diversidade: contribuição à compreensão do fracasso escolar na Educação Pública Fundamental
Título(s) alternativo(s): Socialization, modes of thoght and diversity: contribution to the understanding of school failure in the public education foundation
Autor: Silva, Paula Santos da 
Primeiro orientador: Senna, Luiz Antônio Gomes
Primeiro membro da banca: Mattos, Carmen Lucia Guimarães de
Segundo membro da banca: Frigotto, Edith Ione dos Santos
Resumo: Este estudo tem como objetivo problematizar a hipótese de que a condição de pobreza seja causa de patologia cognitiva. Dessa maneira, procuramos analisar como a mente se torna social, à luz das idéias da Sociologia do Conhecimento através da construção teórica de Peter Berger e Thomas Luckmann, da Teoria Histórico-Cultural de Lev S. Vygotsky e das contribuições a cerca da possibilidade da diversidade cognitiva construída a partir de realidades culturais distintas , tal como discutido por Luiz Antonio Gomes Senna. Este estudo procura compreender a forma como os sujeitos produzem conhecimentos nos contextos culturais. Durante a abordagem das sustentações teóricas deste trabalho, defende-se que os alunos, sujeitos da aprendizagem, são resultado do processo de produção de significados, realizado com o auxílio dos sistemas simbólicos da cultura. Defendemos ainda, que professores têm sido agentes inocentes da exclusão a medida que desconhecem a figura epistemológica do aluno real e que somente uma educação na perspectiva intercultural, daria conta de preservar e valorizar a diversidade cultural e cognitiva dos sujeitos
Abstract: This study aims to discuss the hypothesis that the condition of poverty is a cause of cognitive pathology. Thus, we analyze how the mind becomes social ideas in light of the sociology of knowledge through the theoretical construction of Peter Berger and Thomas Luckmann, the Historic-Cultural Theory of Lev S. Vygotsky and contributions about the possibility of cognitive diversity constructed from different cultural realities, as discussed by Luiz Antonio Gomes Senna. This study seeks to understand how subjects produce knowledge in cultural contexts. During the approach supports this theoretical work, it is argued that students learn the subject, are the result of the process of meaning production, performed with the aid of symbolic systems of culture. We argue further that teachers have been innocent agents of exclusion as they are unaware of the epistemological figure of the studen and that only a real education in intercultural perspective, would take care to preserve and enhance cultural diversity and the cognitive subject
Palavras-chave: Student real
School failure
Cognitive and cultural diversity
Intercultural education
Aluno real
Diversidade cultural e cognitiva
Educação intercultural
Fracasso escolar
Educação multicultural
Capacidade de aprendizagem
Sociologia educacional
Escolas públicas (Ensino fundamental)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Paula Santos da. Socialização, modos de pensamento e diversidade: contribuição à compreensão do fracasso escolar na Educação Pública Fundamental. 2011. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10765
Data de defesa: 19-Ago-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Paula Santos da Silva.pdf1,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.