Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10766
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A produção acadêmica em Educação no contexto da sociedade contemporânea |
Título(s) alternativo(s): | The academic production in education in the context of the modern society |
Autor: | Moura, Aline de Carvalho ![]() |
Primeiro orientador: | Leite, Siomara Borba |
Primeiro membro da banca: | Paula, Lucília Augusta Lino de |
Segundo membro da banca: | Neves, Rosa Maria Corrêa das |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é identificar a relação entre a sociedade capitalista e a produção acadêmica em educação, a partir do conceito de alienação. Para atingir o objetivo proposto, foi considerada a forma como a educação e, mais especificamente, a produção acadêmica na pós-graduação se configura frente às demandas da sociedade organizada pelo capital. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja fundamentação teórica de análise é o pensamento marxista, de orientação ontológica, uma vez que este apresenta argumentos para a discussão da produção do conhecimento de maneira crítica. Encontramos nessa bibliografia análises sobre a mercantilização da vida nas sociedades capitalistas contemporâneas, possibilitando-nos pensar a presença dos valores mercantis na política de produção acadêmica, no campo do conhecimento em educação. Nesse sentido, a dissertação não só apresenta alguns impasses das diretrizes que entendem a produção científica na lógica da produção de mercadorias, direcionando o desenvolvimento da pesquisa em educação na sociedade atual, bem como discute aspectos que demandam atenção crítica e rigorosa quanto à orientação mercantil que define a produção investigativa na área da educação. No entanto, a preocupação desta dissertação não é somente discutir algumas limitações e equívocos da lógica da mercantilização que estimula a prática investigativa em educação, mas, sobretudo, indicar as contribuições teórico-metodológicas do Marxismo ontológico para a compreensão e análise da realidade social e suas práticas e instituições |
Abstract: | The purpose of this dissertation is to identify the relation between the capitalist society and the academic production in education, based on the concept of alienation. To fulfill the proposed purpose, was considered the form by which education, and, more specifically, the post-graduation academic production stands before the demands of the society organized by the capital. This is a bibliographic research, whose theoretical ground is the Marxist trend oh thought, of ontological orientation, as it presents arguments to discuss, critically, the production of knowledge. The bibliography includes analyses of the marketing of human life in the capitalist modern societies, and allows us to rethink the presence of mercantile values in the academic productions policy, in the field of educational knowledge. Thence, the core of this dissertation presents some of the predicaments in the guidelines that portray the scientific production under the light of merchandise production, which guides the development of educational research in the modern society, as well as it discusses aspects that require critical and rigorous attention in regards to the mercantile trend that defines the investigative production in the area of education. However, this dissertation not only discusses some off the limitations and misunderstandings of the mercantile point of view, which stimulates the investigative practice in education, but, most importantly, it points out the theoretical-methodological contribuitions of the ontological Marxism to the understanding and the analysis of social realities, and of social practices and instituitions |
Palavras-chave: | Academic production Education Capitalist society Marxism Alienation Produção acadêmica Educação Sociedade capitalista Marxismo Alienação Pesquisa educacional - Aspectos sociais Educação Pós-graduação Socialismo e educação Sociologia educacional Capitalismo |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10766 |
Data de defesa: | 24-Ago-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissert_Aline de Carvalho Moura.pdf | 750,14 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.