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Tipo do documento: Dissertação
Título: A voz de professores universitários com deficiência e a percepção de seus alunos sobre prática docente de seus professores
Título(s) alternativo(s): The voice university professors with special needs and the perception of their students about their teaching practice
Autor: Brando, Alzira Maira Perestrello 
Primeiro orientador: Nunes, Leila Regina D'oliveira de Paula
Primeiro membro da banca: Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo
Segundo membro da banca: Almeida, Maria Amélia
Resumo: A produção cientifica acerca da Educação Especial tem ampliado de forma exponencial nas ultimas décadas. Uma parcela significativa desta produção vem mostrando que familiares e profissionais de diversas áreas possuem visões negativas acerca do indivíduo com necessidades especiais, considerando-o como infantil, incapaz, dependente e com características qualitativamente diversas dos ditos normais (MENDES; NUNES e FERREIRA, 2002). Ainda são escassos, contudo, os estudos sobre como pessoas com deficiência analisam seu próprio processo de inclusão/exclusão social e educacional. Neste contexto, na presente investigação, constituída por três estudos, é dada a voz a professores com deficiência que atuam no ensino superior. No primeiro estudo, descreveu-se a prática pedagógica de uma docente com Paralisia Cerebral. O segundo estudo teve como objetivos verificar como docentes com deficiência planejavam e conduziam suas aulas, identificando entraves e os facilitadores para a sua atuação docente. No terceiro estudo analisou-se a percepção de alunos sobre a prática pedagógica de professores com deficiência e professores sem deficiência. Os procedimentos metodológicos envolveram análise de: registros diários da docente do primeiro estudo, conteúdo das entrevistas semiestruturadas com professores com deficiência do segundo estudo e respostas a questionário aplicado aos alunos do terceiro estudo. A pesquisa foi desenvolvida nas dependências das universidades onde os docentes lecionavam. Os resultados mostraram que os professores universitários com deficiência não encontraram dificuldades para serem inseridos no mercado de trabalho; desenvolvem atividades práticas, debates e utilizam vídeos e recursos multimídia nas suas aulas; mas enfrentam entraves de ordem arquitetônica e atitudinal como olhares curiosos das pessoas sobre o individuo com deficiência e dificuldades de comunicação. Os alunos apontaram que as experiências das pessoas com deficiência enriquecem as aulas e tornam os conteúdos mais claros, aproximando-os da realidade. Algumas deficiências, contudo, podem comprometer o ritmo e a compreensão das aulas. Os professores sem deficiência se expressam de forma mais clara; as aulas são mais rápidas. Os alunos sugeriram a utilização de dinâmicas, vídeos e recursos multimídia para melhorar a prática pedagógica de seus professores tanto os docentes sem deficiência como os com deficiência
Abstract: The scientific production about the Special Education has increased it exponentially for the last decades. A significant amount of this production has shown that relatives and professionals of different areas have negative points of view about the person with special needs. He is considered childish incapable, dependent and having different characteristics from what is called normal person (MENDES, NUNES, FERREIRA, 2002). The studies about how disable people analyses their own social and educational process of inclusion/exclusion, however, are still scarce. In this context, this present research which is constituted into 3 parts is given the chance to university disable teachers to speak. In the first part the pedagogical practice of a teacher with cerebral palsy is described. The second one aimed verify, how disable teachers used to plan and conduct their classes, identifying obstacles and facilitators for their teaching. And the last one, the students perception about the pedagogical practice of disables and not disable teachers was analyzed. The methodological procedures were analyses of: daily reports from the teacher of the first part the content of the semi structured interviews with the teachers from the second part and the questionnaires answers applied by the students of the third part. The research was developed at a public university in Rio de Janeiro city and where the teachers work. The results showed that the university disable teachers didn t find difficulties in find a job. They work with practical activities, debates and they use videos and multimedia resources in their classes. However, the teachers faced behavior and architectural obstacles from other people such as curious looks at them and communication difficulties. The students pointed that the disable people experiences enriches the classes and the contents become more clear and closer to reality. Nevertheless, some deficiencies can compromise the pace and the comprehension of the classes. The no disable teachers express themselves more clearly their classes are fast, however they use old fashioned methodology. The students suggested more dynamic classes and the use of videos and multimedia resources to improve the pedagogical practice of disable and no disable teachers
Palavras-chave: Disable teachers
Initial education
University education
Professor com deficiência
Formação inicial
Ensino superior
Professores deficientes Educação (Superior)
Professores deficientes Educação (Superior) Avaliação por alunos
Professores deficientes Educação (Superior) Prática de ensino
Professores deficientes Educação (Superior) Formação profissional
Professores deficientes Educação (Superior) Integração social
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BRANDO, Alzira Maira Perestrello. A voz de professores universitários com deficiência e a percepção de seus alunos sobre prática docente de seus professores. 2011. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10767
Data de defesa: 28-Mar-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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