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Tipo do documento: Dissertação
Título: O Teatro do Oprimido e os possíveis diálogos e transbordamentos entre espaços educacionais: uma etnografia junto ao grupo MareMoTO
Título(s) alternativo(s): The Theater of the oppressed and the possibilities of dialogue and overflows between educational spaces: an ethnography with MareMoTo s group
Autor: Trombini, Igor Federici 
Primeiro orientador: Mattos, Carmen Lucia Guimarães de
Primeiro membro da banca: Victorio Filho, Aldo
Segundo membro da banca: Vannucci, Alessandra
Terceiro membro da banca: Surian, Alessio
Resumo: O presente trabalho percorre um trajeto, junto ao grupo de Teatro do Oprimido (GTO) MareMoTO, com o intuito de compreender como se dão as relações dialógicas (FREIRE, 1968) e as produções de conhecimentos dentro de um GTO, assim como busca explorar a potência da metodologia no aprofundamento de articulações entre espaços educacionais formais e não formais, que superem a exclusão simbólica (XIBERRAS, 1993), a injustiça cognitiva (SANTOS, 2007) e instaurem epistemologias outras, partindo de narrativas polifônicas horizontalizantes. Para tal, aprofundamos os entrecruzamentos de cinco conceitos característicos da etnografia (CLIFFORD; MARCUS, 2016; MATTOS, 2011) e da metodologia pedagógico-político-teatral (BOAL, 2009) de forma a investigar como se dão as relações provenientes em galeras e como uma gestão da alteridade menos agressiva (MAFFESOLI, 2015) característica destes coletivos, potencializa a criação estética-epistemológica baseada em relações afeCtuosas (DELEUZE, 1991), que possibilitam uma ampla compreensão do real e formas de transforma-lo. Assim, partindo dos ensaios, apresentações e oficinas realizadas junto ao MareMoTO, compreendemos características que integram o TO, tais como: a transformação do espectador passivo em protagonista ativo (TEIXEIRA, 2007), a modificação da realidade através de linguagens invisibilizadas, a ampliação do diálogo sinestésico, a descentralização da voz que produz conhecimento, a instauração de um espaço horizontal, aberto e convidativo para um diálogo que propõe transformação em diferentes níveis, e o alargamento da produção estética como indissociavelmente produtora de conhecimento (VICTORIO, 2012). E assim, passamos a enxerga-lo como uma linguagem transgressora, com potencial de transbordar-se entre espaços educacionais formais e não formais, de forma a criar heterotopias e bolhas perceptivas (VANUCCI, 2016), que os encharcam (como bom MareMoTO que é) e provocam curtos-circuitos (DELEUZE, 2013), abrindo o presente das instituições educacionais para o futuro, não apenas com outras estéticas e conhecimentos, mas com outras formas de se produzi-los (SANTOS, 2007)
Abstract: The present dissertation follows the work of MareMoTO, a Theatre of the Oppressed group (GTO). The objective is to understand the development of dialogical relations (FREIRE, 1968) and knowledge production inside a GTO. We will study the methodological potential for articulation between educational spaces to overcome symbolic exclusion (XIBERRAS, 1993) and cognitive injustice (SANTOS, 2007).These and other epistemologies depart from horizontal polyphonic narratives. We look at the interrelatedness of five ethnography concepts (CLIFFORD; MARCUS, 2016; MATTOS, 2011) and the pedagogic-politic-theatrical methodology (BOAL, 2009). We investigate the young group s relations, and how a less aggressive otherness' management (MAFFESOLI, 2015) potentializes aesthetic-epistemological creation, based in afectual relationships. This enables an understanding of reality and ways of transforming it. Based on MareMoTO essays, presentations, and workshops, we recognize these characteristics of the methodology: the transformation of passive spectator into active protagonist (TEIXEIRA, 2007); the reality modification through invisibilized languages; the synaesthetic dialog amplification; the decentralization of knowledge production; the creation of horizontal spaces, opened and inviting for a transformative dialogue; the recognition of aesthetic production as indissociable from knowledge production (VICTORIO, 2012). We look to understand this work as a transgressive language, with the potential of overflow between formal and non-formal education spaces. This creates heterotopies and perceptive bubbles (VANUCCI, 2016), which waterlog (as an authentic MareMoTO) and trigger haywires . This is how the present of education institutions opens to the future (DELEUZE, 2013), showing not only other aesthetics, but other forms with which to produce them (SANTOS, 2007)
Palavras-chave: Theater of the oppressed
Oppression
Ethnography
Dialogic
Knowledge
Opressão
Dialógico
Conhecimento
Educação
Teatro do Oprimido
Etnografia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: TROMBINI, Igor Federici. O Teatro do Oprimido e os possíveis diálogos e transbordamentos entre espaços educacionais: uma etnografia junto ao grupo MareMoTO. 2018. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10768
Data de defesa: 12-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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