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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10769
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A Sala de Recursos como suporte à Educação Inclusiva no Município do Rio de Janeiro: das propostas legais à prática cotidiana |
Título(s) alternativo(s): | The resource classroom as support for inclusive education in the city of Rio de Janeiro: from legal propositions to the daily practice |
Autor: | Bürkle, Thyene da Silva |
Primeiro orientador: | Glat, Rosana |
Primeiro membro da banca: | Pletsch, Márcia Denise |
Segundo membro da banca: | Pelosi, Miryam Bonadiu |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar o papel da Sala de Recursos no cotidiano da escola inclusiva, como rede de apoio para o processo de ensino-aprendizagem de alunos co deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação incluídos em turmas comuns e a relação estabelecida entre os professores que participam desse processo. Nesta direção, é importante que a escola junto com o professor de Sala de Recursos desenvolva estratégias e adaptações para garantir um aprendizado significativo para esses alunos. O objetivo principal desta pesquisa foi refletir sobre a atuação do professor de Sala de Recursos frente ao processo de inclusão educacional dos alunos com necessidades educacionais especiais e sobre o trabalho colaborativo estabelecido entre os profissionais que atuam na Educação Especial e na educação regular. Para atingir tal propósito foi realizada uma pesquisa qualitativa, com abordagem etnográfica, tendo sido utilizado como instrumentos de coleta de dados a observação participante em duas Salas de Recursos, entrevistas abertas e semi estruturadas com professores desses espaços e de classes comuns e uma Coordenadora de Educação Especial e a análise documental. Os dados revelaram que o serviço prestado pelas Salas de Recursos é favorável à inclusão e possibilita o estabelecimento de parcerias efetivas entre os profissionais da Educação Especial da Escola Regular. Evidenciou, também, fatores que se representam obstáculos para a real realização do trabalho e consequente inclusão do aluno com deficiência, tais como o grande número de alunos matriculados em classe comum e na Sala de Recursos, a diversidade de alunado atendido por esses espaços, o que dificulta a especialização do professor, o pouco tempo para os docentes planejarem e elaborarem estratégias juntos, entre outros. Entretanto, a pesquisa conclui que o oferecimento das Salas de Recursos é fator primordial para a construção de uma rede de ensino realmente inclusiva e para o estabelecimento de parcerias entre todos os profissionais envolvidos no processo de inclusão |
Abstract: | This research aimed to analyze the role of the Resource Classroom in the inclusive school daily routine, as a support network in the teaching-learning process of students with special educational needs, global developmental disorders and intellectual giftedness included in regular classrooms and the relations established between teachers that participate in this process. In this direction, it is important for the institution alongside the teacher of the Resource Classroom to design strategies and adaptations in order to assure a significant learning for these students. The main purpose of this work was to reflect on the role of the teacher of the Resource Classroom facing the process of educational inclusion of students with special educational needs and also the collaborative work between professionals of special education and general education To accomplish this purpose, a qualitative survey, with ethnographic approach was conducted and also participant observation in two Resource rooms, together with open and semi-structured interviews of special education teachers in charge of these rooms, other regular teachers, a Special Education Coordinator and document analysis. Data findings revealed that the service offered in these classrooms is favorable to the inclusion and enables the creation of effective partnerships between special and standard education teachers. They also demonstrated factors that represent obstacles to the real execution of the work and subsequent inclusion of the special needs student such as the excessive amount of students registered in regular classes and Resource Classrooms, the diversity of the student serviced by these rooms, what renders difficult teacher s specialization, the short amount of time assigned for planning and setting up of strategies, amongst others. However, the research concludes that the offering of Resource Classrooms is vital for the successful construction of a really inclusive educational system and is also important for the completion of partnerships between all professionals involved in the inclusion process |
Palavras-chave: | Special Education Inclusive Education Resource Classroom Collaborative work Educação Especial Sala de Recursos Trabalho colaborativo Educação Educação inclusiva Recursos audiovisuais |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | BÜRKLE, Thyene da Silva. A Sala de Recursos como suporte à Educação Inclusiva no Município do Rio de Janeiro: das propostas legais à prática cotidiana. 2010. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10769 |
Data de defesa: | 25-Ago-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
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